Primeiramente, é de suma importância ressaltar a pauta do viés racial, que ainda se faz presente na atualidade. A frase "É mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito", dita pelo renomado cientista alemão Albert Einstein, evidencia como o preconceito é fortemente imposto na sociedade ao longo de eras e que se vê difícil sua total extinção. No Brasil não é diferente, pois a visibilidade da comunidade afrodescendente é encoberta pela exclusão de seus membros em diversos ambientes, a tendência à zombaria de seus traços e até mesmo crimes de ódio, registrados com frequência.
Paralelamente a estes fatos, é notório que a população negra é constantemente inferiorizada e forçada a buscar por padrões de "embranquecimento social". Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comunidade afro-brasileira representa 56% da população brasileira, e, mesmo assim, a falta de representatividade em veículos de mídia, em instituições educacionais e sociais se faz muito presente. Desta forma, estas pessoas tendem a buscar por padrões de aparência e culturais de pessoas brancas para se enquadrar na sociedade e evitar as desigualdades impostas, renegando suas matrizes originárias e perdendo a identidade cultural ancestral.
Portanto, é de suma importância a adoção de políticas acerca de tais viés. O governo deve investir na implementação de programas que evidenciem o orgulho afrodescendente, que devem ser adotados principalmente em instituições educacionais, a fim de formar o bom senso e a igualdade desde os mais jovens. Ademais, verbas devem ser destinadas para a propagação de propagandas informativas e conscientes, implementação de políticas que prezem a maior participação de pessoas negras em diversos ambientes sociais, e uma fiscalização mais justa da legislação que protege essa população. Assim, o país pode se ver livre das desigualdades impostas na sociedade, respeitando a origem de cada ser.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a ausência de maiúscula após ponto final ("assim") e o uso incorreto da crase ("a muitas gerações"). Sugiro "há muitas gerações" para indicar tempo passado. A coesão pode ser melhorada com conectivos mais variados, como "além disso" em vez de "desta forma". A proposta de intervenção é boa, mas poderia detalhar mais o agente ou a ação para atingir nota máxima na competência cinco.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.