Avatar do usuário
Por Carlos7182
Quantidade de postagens
#140013
No livro "Ensaio sobre cegueira", o escritor José Saramago expõe um ambiente caótico no qual toda a população encontra-se infectada pela "cegueira", não só física, mas também moral. Fora da obra, ao observar os desafios para a valorização da herança africana no Brasil como fato atual, nota-se que o país se assemelha a realidade vivida na literatura de Saramago, visto que, o povo adota um cultura passiva frente a problemática. Vale citar a negligência estatal e a influência midiática como partes causadoras desse entrave.
Inicialmente, se faz imperiosa que a inoperância governamental figura como primeira causadora dessa situação. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes afirma em "Leviatã" que é dever do estado a garantia de preceitos civís aos cidadãos. No entanto, isso não acontece na prática, tendo em vista a falta de políticas públicas eficazes para amenizar esses desafios, isso pode ser comprovado nas tomadas de territórios africanos, onde esse grupo de indivíduos tem suas heranças tiradas de si. Com isso, fica claro que a falta de apoio do governo é um impecílio que deve ser intermediado.
Outrossim, é válido destacar a falta de engajamento social como um fator que corrobora o destaque dessa confusão. Fica claro, pois, a indiferença diante às dificuldades das valorizações das heranças africanas, invisibiliza formas de sua resolução, impedindo assim, a construção de uma sociedade promissora e atípica. Sob esse viés, é válido referenciar o professor israelense Kuvak Harari, o qual, na sua obra "21 lições para o século XXI" afirma que a sociedade não está atenta aos problemas do mundo, nisso adota uma postura passiva e apática para resolução dessas problemáticas.
Nesse exposto, fica evidente a necessidade de intervenção governamental em relação a sua resolução dos desafios para a valorização das heranças africanas. Por isso, se faz importante a ação do Governo Federal, juntamente com aos meios de comunicação - responsáveis pela disseminação de informações - promover palestras para resolução dessa questão. Demonstrando ao âmbito político e social a pacificação não só do descaso estatal, como também a falta de apoio midiático, acerca de melhorar a cegueira frente aos desafios.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
760
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, há erros como "um cultura" em vez de "uma cultura" e "impecílio", que deve ser "empecilho". Na Competência 3, a argumentação poderia ser mais clara ao relacionar a obra de Saramago com o tema. Na Competência 4, falta coesão em trechos como "Fica claro, pois", onde seria melhor usar conectivos adequados. A proposta de intervenção carece do detalhamento dos elementos; por exemplo, detalhar como as palestras seriam implementadas e seu impacto esperado.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.