Em primeira análise, a omissão estatal configura-se como a principal barreira relacionada aos desafios para a valorização da cultura africana no Brasil. Dessa forma, o filósofo Thomas Hobbes defende em seu livro "Leviatã", a responsabilidade do Estado em proporcionar meios que auxiliem no progresso e no bem-estar populacional. Entretanto, o Jornal G1 da Rede Globo destaca a falta do estudo das culturas dos povos originários do Brasil nas escolas. Nesse sentido, segundo o economista Murray Rothbard, os agentes públicos possuem a tendência de priorizar a troca de apoio político, assim, deixando a população privada de direitos fundamentais, como a preservação cultural. Logo, é inadmissível a continuidade desta situação em meio a sociedade brasileira.
Ademais, engenha-se como consequência, a extinção da cultura africana original no Brasil. Desse modo, a novela "Escrava mãe" demonstra a vida da escrava Juliana, a qual é criada por sua avó de consideração, uma vez que seus pais foram forçados a virem para o Brasil para serem escravos, e lá foram submetidos à cultura e religião do homem branco, onde morreram por não negar sua cultura e fé. Dessa maneira, a cultura africana presente no país nos dias atuais é fruto da miscigenação, uma vez que os escravos eram obrigados a submeter-se a cultura do homem branco. Assim, mostra-se mister a reformulação da postura estatal.
Portanto, a omissão estatal precisa ser resolvida com urgência para haver a valorização da cultura africana no Brasil. Sob esse viés, é dever do Poder Executivo Federal por meio do Ministério da Educação, Incluir na grade curricular das escolas o estudo das culturas africanas. Tal ação deverá ocorrer por meio da elaboração de uma legislação que vise a valorização da cultura africana nas escolas de todo o país por meio do seu estudo nas escolas do Brasil. Somente assim o direito a cultura será efetivo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros identificados incluem o uso incorreto de vírgulas, como em "o filósofo Thomas Hobbes defende em seu livro 'Leviatã', a responsabilidade...", onde a vírgula é desnecessária. Sugiro reescrever para "defende em seu livro 'Leviatã' a responsabilidade...". A proposta de intervenção precisa detalhar mais os elementos; por exemplo, especificar como o Ministério da Educação implementaria as mudanças curriculares. Além disso, melhorar a coesão usando conectivos variados entre parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.