Diante desse cenário, é importante destacar a prática do racismo estrutural como um agente potencializador da desvalorização da cultura africana no Brasil. Sendo assim, o Darwinismo Social consistia em uma ideologia empregada no período da escravidão que justificava, com base na teoria da evolução de Charles Darwin, o discurso envolvendo a superioridade do homem branco e a inferioridade da pessoa negra. Essa característica refletia a mentalidade racista da população brasileira da época. Porém, na atual realidade, apesar do racismo ser considerado um crime no país, essa prática permanece estruturada na cultura — a exemplo do crescente estigma associado às religiões afrodescendentes — impedindo a adoção da valorização das tradições afro-brasileiras no Brasil. Dessa forma, intervenções são necessárias para a mudança do comportamento da sociedade nesse viés.
Outrossim, vale a pena ressaltar a precariedade do setor educacional no que diz respeito a valorização do legado africano no Brasil. O processo de formação educacional brasileiro foi, inicialmente, legitimado a partir de uma visão histórica positivista e racista. Por meio da construção de "heróis da nação", a educação da história brasileira enaltecia as ações do homem branco e segregava a atuação da cultura afro-brasileira como formadora da sociedade. Na realidade atual, apesar da historiografia contemporânea apontar a valorização dessa herança no país, as instituições de ensino brasileiras ainda apresentam a precariedade no que diz respeito à inclusão dessa temática, contribuindo para a persistência da desvalorização desse legado na população. Logo, medidas são necessárias para uma melhor valorização da tradição africana no ensino nacional.
Portanto, compreende-se que o racismo estrutural e a educação precária são empecilhos para a valorização da herança africana no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, órgão público federal responsável por regulamentar o ensino, a proposição e o fortalecimento dessa temática nas instituições educadoras, a partir da implementação da importância das tradições africanas nos livros didáticos. Dessa maneira, haverá a diminuição da desvalorização no país, contribuindo para a atenuação da mentalidade racista no Brasil.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta alguns erros gramaticais, como a falta de crase em "respeito a valorização" (correto seria "respeito à valorização") e o uso inadequado de pontuação em "porém, na atual realidade". Sugerimos reescrever para "Entretanto, na realidade atual". A coesão poderia ser melhorada com conectivos mais variados. Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes, mas falta detalhamento sobre como implementar as ações propostas pelo Ministério da Educação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.