O filósofo Thomas Hobbes, cita que o homem é o lobo do homem, quando relacionamos esse pensamento com a história brasileira, nota-se que pouco se fala da população africana que fez parte da construção da sociedade brasileira, isso se deve a negligência governamental que não valoriza a cultura afro brasileira e não faz seu papel para igualar todos os cidadãos. No livro Quarto de Despejo, a autora Carolina Maria de Jesus faz uma crítica em relação à pessoas que ocupam o poder, lugar onde tem pouca representação negra que, lute por seus direitos.
Além disso um outro fator para que esse descaso permeie é a invisibialização da herança africana. "Eu sou invisível? Porque você não me vê?" Trecho da canção They Dont Care About Us do artista Michael Jackson aborda desvalorização e negligência à pessoas afrodescendentes, questão semelhante ao legado africano que é pouco discutido em salas de aulas e pouco levantado em mídias sociais, o que dificulta no conhecimento para valorização do povo afro brasileiro. Segundo a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, é necessário tirar uma questão da invisibilidade para solucioná-la.
Dessa forma, percebe- se que é imprescindível que o governo implemente leis que faça com que seja obrigatório o ensino sobre a herança africana no Brasil afim de que a cultura afro seja valorizada. Deve haver também maior divulgação do legado africano em sistemas midiáticos. E assim a população irá viver em uma sociedade livre de cegueira altruísta que impede a valorização da herança africana no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais incluem "invisibialização" (correto é "invisibilização") e "à pessoas" (correto é "a pessoas"). A introdução relaciona bem a obra de Saramago com o tema, mas a conclusão carece de coesão. Recomenda-se reescrever para incluir conectivos, como em "Além disso". Na proposta de intervenção, falta detalhamento dos elementos; por exemplo, especificar quais leis deveriam ser implementadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.