A princípio, destacam-se os fatores sociais como principais impulsionadores da problemática. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o mais escandaloso dos escândalos é aquele que a sociedade se habitua a ele. Nesse contexto, a normalidade do corpo social brasileiro ao silenciamento diante da luta por valorização da história que reje grande parte da população em nosso país, constata a afirmação da filósofa, de maneira a retardar o enfrentamento do empecilho. Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura alienada urgentemente.
Ademais, é fulcral apontar as questões estatais presente na temática. Conforme a Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia no poder jurídico brasileiro, um dos direitos de todo cidadão é ter acesso a cultura, proteção e educação. Nesse ínterim, nota-se que o Estado não cumpre sua função em falar da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Fato que coíbe a ascessão do Estado. Logo, medidas devem ser tomadas afim de concretizar a proposta presente na carta magna.
Em suma, a desvalorização da herança africana no Brasil é compreendida como um revés. Portanto, urge ao Governo promover projetos voltados a cultura e história africana, no intuito de atenuar o impasse. Além disso, a mídia -grande difusora de informações-, deve divulgar a importância e o impacto luta de povos negros para o desenvolvimento e história do Brasil, por meio de campanhas publicitárias, com o fito de informar a coletividade. Somente assim, de modo a concretizar o ideal previsto na constituição cidadã, a população brasileira progredirá socialmente e se assemelhará com a obra de More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais incluem "um sociedade" (corrigir para "uma sociedade"), "no qual" (substituir por "na qual"), e "ascessão" (corrigir para "ascensão"). A coesão é prejudicada pela ausência de conectivos em trechos como “No entanto a realidade contemporânea...” (adicionar vírgula após “No entanto”) e “Desse modo é indubitável...” (adicionar vírgula após “Desse modo”). A proposta de intervenção possui os quatro elementos, mas poderia detalhar mais o agente ou a ação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.