Avatar do usuário
Por Maripd
Quantidade de postagens
#140170
O Brasil foi uma das nações a ter a mais tardia abolição da escravatura, sendo a Lei Áurea - mecanismo responsável por abolir a escravidão - promulgada apenas em 13 de maio de 1888. Entretanto, a proibição da escravidão não foi acompanhada por esforços para incluir a população afrodescendente no meio social, dessa forma, marginalizando tal parcela da sociedade. Nesse sentido, a marginalização de tal grupo social traz consigo a ausência da valorização cultural africana, a qual fez parte da construção da identidade brasileira. Esse problema advém da normalização da cultura colonial europeia como sendo central, bem como da falha do sistema educacional em promover a valorização da tradição africana no Brasil.


Nesse viés, a teoria do "Habitus", cunhada pelo sociólogo Pierre Bordieu, pode ser usada para entender a maneira como a sociedade brasileira normaliza a cultura colonial europeia em detrimento da herança cultural africana, uma vez que as normas e tradições são enraizadas no meio coletivo de acordo com os interesses dos dominadores. Sob essa perspectiva, a frase "quem controla o presente, controla o passado e quem controla o passado, controla o futuro", de George Orwell, ilustra a importância do conhecimento histórico para a compreensão da atualidade, de modo análogo, pode-se entender o valor da herança africana na construção da cultura brasileira e a necessidade de a desvincular da herança europeia hegemônica.


Ademais, de acordo com o filósofo Michel Foucault, as Instituições são responsáveis por moldar a percepção social do que é considerado normal e anormal. Nesse sentido, é possível afirmar que as Instituições educacionais desempenham um papel crucial na formação dos indivíduos e, dessa maneira, ao omitirem informações acerca do passado histórico brasileiro, desencentivam a valorização da cultura afrodescendente no âmbito social.
Mediante os fatos supracitados, afere-se que a sociedade está alheia ao valor da herança africana na construção da identidade brasileira. Portanto, cabe ao Ministério da Educação - Órgão responsável pela administração do sistema educacional - promover a valorização da cultura africana, por meio de campanhas que ensinem os fatos históricos nas escolas, a fim de mitigar a desvalorização da herança africana no âmbito social brasileiro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Erros encontrados incluem a grafia incorreta de "Bordieu", que deve ser "Bourdieu", e "desencentivam", que deve ser "desencorajam". A frase “de modo análogo, pode-se entender” poderia ser melhor conectada com um ponto final antes de “de modo análogo”. Na proposta de intervenção, detalhar o meio como implementação curricular específica para maior clareza. Sugiro revisar a ortografia e melhorar a estrutura dos parágrafos para evitar confusão.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.