Avatar do usuário
Por Leguin
Quantidade de postagens
#140182
A obra do artista plástico Cândido Portinari retrata um universo marcado pela exclusão social, ilustrando como problemas sociais e históricos persistem ao longo de gerações. Fora do campo artístico, observa-se que essa marginalização é uma realidade vivida pela herança africana no Brasil, constantemente desvalorizada devido a fatores estruturais que ainda perpetuam desigualdades. Com base nesse viés, é fundamental compreender os fatores que dificultam a valorização da cultura afro-brasileira, bem como seu impacto na sociedade.

Diante desse cenário, é evidente que a desvalorização da herança africana no Brasil repercute diretamente na falta de pertencimento e de reconhecimento nacional. Segundo o historiador José Murilo de Carvalho, o sentimento de pertencimento está ligado à coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. No entanto, a cultura afro-brasileira, muitas vezes estigmatizada, não tem sua relevância histórica e cultural reconhecida, o que compromete a cidadania plena e a igualdade de direitos no país. Isso é ilustrado na tela "Favelas" de Portinari, que mostra a realidade marginalizada das comunidades.

Além disso, o principal impacto da desvalorização da herança africana no Brasil é a manutenção das raízes desiguais. Tal fato ocorre porque, como foi estudado pela jornalista Eliane Brum em "A Vida que Ninguém Vê", indivíduos marginalizados,como afrodescendentes, muitas vezes são invisibilizados pelo estado e pela sociedade.

Esse cenário evidencia a existência de estruturas que ainda mantêm poderes de discriminação, impedindo o reconhecimento e a valorização da contribuição africana na cultura brasileira. Portanto, torna-se urgente resolver esses desafios para promover a valorização da cultura afro-brasileira. Para isso, é essencial que o Poder Executivo Federal, por meio do ministério da cultura e da educação, desenvolva programas de valorização da cultura afro-brasileira. Tal iniciativa ocorreria por meio de um projeto nacional de conscientização e educação que incorporaria a história e a cultura africanas nos currículos escolares. Afinal, reconhecer e valorizar a herança africana é um passo essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
720
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    A redação está bem estruturada e atende ao tema proposto, apresentando uma discussão clara sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Não foram identificados erros gramaticais significativos. A proposta de intervenção é coerente e possui todos os elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade), mas poderia ser mais detalhada em termos de implementação prática. Para melhorar, sugiro incluir exemplos específicos de como o projeto nacional seria aplicado nas escolas ou na sociedade em geral.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A Constituição Federal de 1988 garante o direito a[…]

enem 2024

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei incrível com[…]

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei bem interess[…]

Estigmas

Eiii! Tudo bem? Gostei muito da maneira como você […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.