Diante desse contexto, é imperioso pontuar que o descaso das Instituições educacionais, é um fator agravante da problemática. Isso acontece porque, como defendido pelo filósofo Pierre Bourdieu em sua teoria da "Violência Simbólica", a escola tende a desprezar o capital cultural de uma parcela dos alunos em prol da imposição dos costumes das classes mais privilegiadas. Em outras palavras, é nítido a relevância da educação na estimulação do senso crítico e humanitário, porém esses ambientes continuam a marginalizar a tradição e história afro-brasileira, a exemplo das discussões pouco aprofundadas e estereotipadas em relação a esses grupos. Logo, não é justo que um país que preza pelos avanços sociais como defendido pela Constituição Cidadã de 1988, negligencie esses povos.
Ademais, é notório que a continuidade do pensamento eurocêntrico é o sustentáculo central para a incidência da adversidade em pauta. Nesse raciocínio, Boaventura de Souza afirma haver, no Brasil, uma espécie de "Colonialismo Insidioso", isto é, a permanência de estruturas de dominação que se disfarça em meio aos avanços sociais, mas continua a denegrir os direitos das camadas mais vulneráveis. A esse respeito, é necessário a desconstrução dos paradigmas preconceituosos, já que é evidente a importância histórica afrodescendente para a formação das raízes culturais e do sentimento de nação como estudado pelo professor Ariano Suassuna. Assim, é relevante a valorização da cultura desses povos.
Infere-se, portanto, medidas para reverter a problemática. Para isso, é fundamental que o Poder Executivo, mais especificamente o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura criem um projeto que estimule a preservação das heranças africanas. Tal ação ocorrerá por meio da implementação de palestras e apresentações artísticas nos espaços públicos e escolares que mostrem todo aglomerado sociocultural, desde danças, tradições, culinária e figuras representativas, a fim de lutar contra os preconceitos e afirmar a importância da história afro-brasileira. Só assim, o Brasil será um país justo e igualitário que valoriza suas tradições e origens.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na Competência 1, erros incluem uso indevido de vírgulas, como em "Ao transcender o viés literário," e "A negligência educacional e o preconceito imposto pelo passado eurocêntrico, são". Sugestão de correção seria remover a vírgula após "eurocêntrico". Na Competência 4, há ausência de conectivos em algumas transições entre ideias; por exemplo, poderia-se usar "Além disso," antes de introduzir novas informações no segundo parágrafo. A proposta de intervenção é bem articulada e detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.