Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a negligência do governo é um fator do problema. John Locke definiu que "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis". De fato, a legislação tem papel crucial na problemática abordada, visto que o Poder Público tem se mostrado negligente sobre o problema, contribuindo com o aumento de desigualdades e, consequentemente, com a desvalorização da cultura afro-brasileira. Assim, urge que a administração pública reconheça seu papel e mude sua postura.
Em paralelo, a falta de debate é um entrave no que tange ao problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da valorização da herança africana no Brasil, visto que a falta de debate sobre esse tema nas escolas, nos meios sociais e digitais, colabora com o esquecimento do problema. Logo, faz-se necessário tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o Poder Público deve criar políticas públicas, por meio de investimentos em combate aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, a fim de reverter a inércia governamental que impera. Tal ação pode, ainda, contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silenciamento presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma realidade mais próxima."
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta domínio da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. O tema é abordado com clareza e profundidade, utilizando conceitos relevantes e bem articulados. Os argumentos são organizados de forma lógica e coerente, com uso eficaz de conectivos. Na proposta de intervenção, os elementos estão presentes (agente - Poder Público; ação - criação de políticas públicas; meio - investimentos e pesquisas públicas; finalidade - reverter a inércia governamental), mas carecem de maior detalhamento para atingir nota máxima.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.