Diante disso, os desafios para a afeição da sociedade africana está intimamente relacionada com o apagamento das mesmas. Nesse sentido, a obra cinematográfica Tarzan apresenta analogias que não somente ignora a cultura africana mas também perpetua a ideia de que os europeus são superiores a eles. Tal obra evidencia a influência da visão eurocêntrica no mundo, visto que o filme aliena as pessoas com ideias preconceituosas o que diminui o número de praticantes das culturas africanas e, além disso, hostiliza-os, o que, consequentemente, afeta negativamente a valorização da cultura africana. Assim, é visto a influência da Europa nos desafios da valorização da cultura africana.
Diante desse cenário, a ocultação dessa cultura também pode ser relacionada com a religiosidade. No minifilme Do seu lado, conta-se a história de uma idosa católica que tem problemas com sua vizinha por ser da Umbanda. Nessas condições, a prática demonstra como os ideais religiosos contribuem para a desvalorização da cultura africana visto que mantém as pessoas com a mente fechada, o que causa a desconformidade de práticas diferentes da própria. Isso, consequentemente, invisibiliza as culturas africanas.
Portanto, o apagamento das culturas africanas se deve a influência das mídias europeias e da mentalidade dos religiosos. Diante disso, as mídias do cinema e a igreja devem conscientizar as pessoas por meio da divulgação do conhecimento das culturas. Tal medida consiste em facilitar a aceitação e conhecimento sobre a cultura africana. Desse modo, a inclusão social dos africanos se vê possível.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros principais:
1. "os desafios para a afeição da sociedade africana está": Concordância verbal incorreta. Correção: "os desafios para a valorização da herança africana estão".
2. Falta de conectivos adequados em algumas transições de ideias, como entre o segundo e terceiro parágrafos.
3. A proposta de intervenção carece de detalhamento nos elementos, como quem seriam os agentes responsáveis e quais meios específicos seriam usados.
Sugestões:
- Reescrever trechos confusos com conectivos claros.
- Detalhar a proposta indicando agentes específicos, como ONGs ou instituições educacionais, e meios concretos, como campanhas educativas em escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.