Avatar do usuário
Por Vkvk
Quantidade de postagens
#140490
A música "Corra", do cantor Djonga, retrata o processo de exclusão da herança africana na sociedade brasileira, abordando como essa cultura é pouco representada no território nacional. A partir disso, evidencia-se a desvalorização da cultura de um povo que foi fundamental para a construção do Brasil. Nesse sentido, deve-se pontuar a negligência governamental no que concerne essa temática e seus impactos, bem como cabe destacar a persistência do racismo no país, que corrobora com esse cenário de apagamento.

Diante desse quadro, ressalta-se as mazelas e desafios para reverter o panorama de apagamento da herança africana no Brasil, sendo fulcral evidenciar que tal conjuntura ocorre devido ao racismo estrutural presente na comunidade brasileira. Assim, às práticas de origens africanas são frequentemente marginalizadas no imaginário social, que por sua vez, pouco explora a história africana, sua diversidade e importância na construção do país. Com efeito, tal herança é cotidianamente excluída e suas expressões são vitimadas pelo preconceito, tal como demonstra o livro "quem tem medo do feminismo negro", da escritora Djamira Ribeiro, no qual a autora aborda os casos de discriminação que a população negra sofre ao expressarem suas heranças africanas.

Ademais, salienta-se ainda a omissão dos Setores Públicos perante a recorrência dessa realidade, visto que diante da ausência de mecanismos para combater essa conjuntura esse tema é pouco recortado no território nacional. Assim, os meios governamentais, acabam corroborando com a invisibilidade desse grupo. Tal como também, fomentam ações preconceituosas.

Portanto, infere-se, que medidas devem ser tomadas para combater esse cenário. Para tanto, cabe ao Governo, como o Ministério da Igualdade Racial, criar projetos em escolas de modo a inserir nas grades histórias e valorização da herança africana no Brasil, promovendo a valorização dessa cultura. Assim, será possível dar representatividade para essa cultura no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    A redação aborda bem o tema, mas apresenta erros gramaticais como "corrobora com esse cenário" (o correto seria "corrobora esse cenário") e "salienta-se ainda a omissão dos Setores Públicos" (deveria ser "dos setores públicos"). Além disso, há repetição de ideias sem progressão lógica clara. Sugiro reescrever partes para melhorar a coesão, como na frase sobre práticas africanas marginalizadas. Na proposta de intervenção, detalhar mais ações específicas pode enriquecer o texto.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

empregadas domésticas

Em pleno século XXI, um assunto em alta é "De[…]

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.