Avatar do usuário
Por Shaylucena
Quantidade de postagens
#140632
Na obra “O constitucionalismo brasileiro moderno”, o escritor Paulo Bonavides constata que a falta de consciência constitucional leva a ineficácia dos textos constitucionais. Para o autor o Brasil é formalmente estruturado pela Constituição Federal; no entanto, os direitos nela garantidos não são plenamente efetivados. Dessa forma, esse viés é presente no país, visto que os desafios para valorização da herança africana é uma circunstância impeditiva dos textos da Carta Magna. Esse quadro nefasto ocorre não só em função da omissão governamental, mas da apatia da sociedade.
A princípio, a Constituição de 1988 deveria garantir os direitos básicos, como a valorização de uma cultura e a inserção social dos que não conseguem ter voz e praticar sua cidadania. Entretanto, á uma lacuna estatal, visto que a herança africana só vem sendo estereotipada, ao invés de incluída na sociedade. Ligar a história africana a escravidão vem sendo parte de um processo construído pelos que governaram o país. Por associar a raça branca a superior e soberana.
Ressalta-se, ademais, a alienação e contribuição da sociedade no contexto racial, visto os tratamentos racistas utilizados para se referir à população negra. Djamila Ribeiro argumenta que “tirar um problema da invisibilidade é o primeiro passo para sua resolução” fingir que não ver e escuta apelidos hostis é contribuir para a proliferação do ódio e de mentiras contra cultura africana, aumentando ainda mais a precariedade de uma tradição e história rica.
Sob os argumentos supracitados, é dever do Ministério dos direitos humanos e da cidadania, juntamente com a mídia, garantir o enriquecimento da cultura africana no Brasil, aumentando sua visibilidade e retirando preceitos arcaicos sobre os mesmos. Fazer projetos de leis contra atos de ódio, e proporcionar palestras para efetivar e melhorar a qualidade de vida dos que sofrem esses desafios. Desse modo, é esperado um país mais igualitário e longe de desigualdades raciais e culturais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais incluem a ausência de crase em "á uma lacuna estatal" (correto seria "há uma lacuna estatal") e falta de concordância em "os desafios para valorização da herança africana é" (correto seria "são"). Há repetição desnecessária de ideias, como o papel do governo e da sociedade. A proposta de intervenção possui os quatro elementos, mas carece de detalhamento. Sugere-se maior articulação entre os parágrafos para melhorar a coesão.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.