Nessa perspectiva, é válido destacar, em primeiro plano, a inoperância estatal como uma causa precursora do silenciamento desses costumes. Em sua obra " O Cidadão de Papel", o escritor brasileiro Gilberto Dimenstein afirma que a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparenta ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Sob essa análise, o Poder Público se mostra omisso quando se trata da valorização dessas crenças nas instituições de ensino, dificultando assim, o conhecimento dos dicentes em torno dessa questão tão importante. Em suma, medidas precisam ser tomadas para que esse legado seja valorizado.
Além disso, é importante analisar o preconceito da nação como uma perpetuação da desvalorização da cultura africana. Sendo assim, a filosofa Hannah Arendet em seu conceito banalidade do mal, afirma que um mal a coletividade instrumentalizado acaba sendo normalizado pelos indivíduos. Visto isso, essa discriminação é vista como algo banal, quando se trata dos povos africanos, embora essa desigualdade exista desde dos primórdios com o deslocamento forçado dos africanos no navio negreiro desde do século XX, excluindo assim, o legado dessa cultura afro-brasileira. Desse modo, essa discriminação precisa ser excluida da sociedade.
Portanto, medidas precisam ser tomadas em questão da herança africana. Para tanto, cabe ao Governo Federal junto ao Ministério da Educação, implementar a valorização dessa herança, por meio de museus, matérias extracurriculares e campanhas, com o dever de orientar a população sobre essa importância, a fim dessa cultura ser valorizada. Assim, Espumas Flutuantes persistirá apenas no século XX.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação contém erros gramaticais, como "desde dos primórdios" e "excluida", que deveriam ser corrigidos para "desde os primórdios" e "excluída". A citação de Castro Alves está incorreta quanto ao século; ele escreveu sobre o século XIX. A conexão entre ideias é prejudicada pela falta de conectivos em alguns trechos, como no início do segundo parágrafo. Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes e detalhados adequadamente.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.