Os portugueses chegaram em terras brasileiras e chamaram a invasão de "descoberta". Após a sua chegada e a tentativa de exploração da mão-de-obra indígena, perceberam que teriam dificuldades para manipular e escravizar, por isso recorreram a outros povos já conhecidos por eles, para serem escravizados, que foram os africanos. Trazidos para o Brasil, nos navios negreiros em situações precarias, aqui foram humilhados, explorados, mortos e escravizados.
Depois de alguns anos surge uma lei, chamada "Lei Áurea", assinada pela Princesa Isabel. Essa lei decretava a abolição da escravatura. Mesmo assim, depois de tantos anos com a lei já concretizada por todo o território brasileiro, ainda persiste vestígios da escravidão como o racismo e o preconceito racial. No Brasil infelizmente é mais comum a valorização da herança dos colonizadores do que dos africanos, tendo sua origem e cultura desvalorizadas.
Com tudo, o que deve-se fazer a respeito disso é palestras em escolas sobre a valorização da herança africana, divulgação da mídia sobre o assunto e projetos de iniciativa do governo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros incluem "Com tudo" que deveria ser "Contudo", e "precarias" sem acento. A introdução carece de conexão direta com o tema, sugerindo-se iniciar abordando a herança africana diretamente. No desenvolvimento, faltou maior organização dos argumentos; poderia-se usar conectivos como "além disso". Na proposta de intervenção, falta detalhamento; por exemplo, especificar quem conduziria as palestras (agente) e como seriam financiadas (meio).
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.