Avatar do usuário
Por Gbel
Quantidade de postagens
#139053
Na obra "Ensaio Sobre a cegueira" José Saramago retrata uma cidade afetada por uma epidemia de cegueira branca, levando seus habitantes a perderem a capacidade de enxergar, e consequentemente, a noção de convivência e empatia. Analogamente, observa-se que essa cegueira moral ocorre no Brasil, no sentido de que os indivíduos fecham os olhos quando trata-se dos desafios da valorização da herança africana, caracterizado por estigmas e preconceitos. Diante disso, nota-se que o problema ocorre não só por lacuna educacional, mas também por alienação social, o que revisita a solução do problema.

Sob esse viés analítico, a lacuna é um agravante da valorização da herança africana, uma vez que as escolas não ofertam o conhecimento sobre a cultura africana. Isso acontece principalmente por ausência de investimento em programas educacionais voltados para promover as tradições deixada por povos africanos, como a dança, arte e a cultura. Nesse contexto, o filósofo inglês John Locke argumenta que os cidadãos delegam confiança ao Estado para que este assegure seus direitos básicos. Tal argumentação é válida ao analisar falha do Estado na implementação de ações educativas para a sociedade, levando assim o aumento de estigmas e preconceitos com a herança deixados por africanos.

Além disso, alienação social é um promotor do problema, haja vista que os indivíduos não buscam se manifestar sobre as tradições africanas, resultando uma sociedade alienada. Por exemplo, os cidadãos não procuram participar de debates culturais que promovam conhecimento histórico e cultural, ao invés, disso passam maior parte do dia absorvendo conteúdo nas redes sociais que não agregam conhecimento em relação às heranças dos povos africanos, o que gera consequências graves como o aumento dos níveis desconhecimento sobre práticas culturais e uma sociedade que não reconhece a história do seu povo, atrasando a solução do problema.

Portanto, a fim de diminuir os desafios da valorização da herança africana. Cabe ao Ministério da Educação, cuja função é garantir um ensino de qualidade para todos os indivíduos, criar programas educacionais voltados para o ensino da valorização da cultura africana, por meio do aumento de investimentos em políticas públicas eficientes com a finalidade de promover conhecimentos sobre as tradições africanas. Outrossim, o MEC pode ampliar as campanhas de conscientização social sobre a importância do reconhecimento sobre a herança africana, através de palestras ou podcast. Assim, o Brasil poderá viver uma realidade diferente, onde os indivíduos estarão aptos enxergar os problemas sociais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "levando assim o aumento" devem ser corrigidos para "levando ao aumento". Melhorar a coesão com conectivos, como em "ao invés, disso", que pode ser reescrito para "em vez disso".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Discute-se frequentemente como a inclusão é necess[…]

A obra "O grito", do pintor norueguês Ed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.