Avatar do usuário
Por Julioalves
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#105005
De acordo com o 1° artigo universal dos direitos humanos " todo ser humano nasce livre em dignidade e em direito ". Nessa perspectiva, nota-se que os desafios na valorização de comunidades e povos tradicionais no brasil é ainda um grande problema. Além disso, à falta de investimentos e também a negligencia estatal são fatores que influenciam na desvalorização desse povo.
Analiza-se que, a falta de investimentos nas tribos e comunidades gera cada vez mais o desaparecimento desse povo. Corroborando com o pensamento filosófico de bauma, " o que muda uma sociedade não são seus problemas, mas sim a reação do povo a ela ". Diante disso, nota-se que a população não pode ficar emudecida e deixar as coisas acontecerem sem falar nada, pois é notorio que o povo indigena sozinho não tem visibilidade e precisa também que a população os ajude, para que assim eles consigam crescer e possa manter sua cultura.
Diante desse cenário, a negligencia estatal é atribuida com o desfavorecimento desses povos. Pois de acordo com o artigo 5° da constituição " todos temos direito á saúde, educação...". Nessa mesma ôptica, vê-se que os povos tradicionais e indigenas não tem garantia desse direito, logo que são minorias e muitas das vezes não conseguem ter acesso fácil a hospitais e também a escolas.
Portanto, o governo federal juntamente com o poder legislativo deve criar leis de amparo a essas pessoas, por meio de emendas constitucionais assim como ja ocorre em alguns paises da europa a fim de melhorar a qualidade de vida e também o acesso aos direitos básico desse povo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por brubruzinha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120618
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu Art.215 o direito ao pleno exercício dos direitos culturais, em apoio e incentivo à valorização e a difusão de manifestações culturais. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a valorização da cultura indígena na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, universalização deste direito social tão importante. Diante desta perspectiva, faz-se imperiosa a analisa fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a não valorização da cultura e o não reconhecimento da mesma, neste sentido, com a cultura indígena tão presente na sociedade brasileira, como na culinária, língua e até mesmo na cura derivadas de plantas, como por exemplo o óleo de copaíba. Nessa conjuntura, segundo ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a cultura, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o incentivo como impulsionador da valorização da cultura indígena do Brasil. De acordo com Wikipédia, a moqueca vem de várias influências, sendo uma delas indígena, prato típico do Espírito Santo, porém, com poucas pessoas sabendo de sua verdadeira origem. Diante de tal exposto, é notório o incentivo à valorização da cultura indígena tanto para o conhecimento de certas comidas típicas regionais, como para reconhecimento da cultura indígena.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso é imprescindível que o Ministério da Cultura e Educação, por intermédio de palestras, com adição de valorização indígenas escolas e anúncios na televisão, a fim de estar impulsionado a valorização e o reconhecimento da cultura indígena e assim do povo nativo também.
0

No filme 365 dias exibido na plataforma netflix, e[…]

Obesidade Infantil: Uma Questão Crítica de Saúde P[…]

Problemas mentais

O cenário vigente em que estamos vivendo, não só n[…]

Este universo é finito, seus recursos, finitos, é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.