Avatar do usuário
Por Nicky7
Quantidade de postagens
#130529
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a desvalorização dos povos tradicionais, como os indígenas e quilombolas, ainda é uma barreira que deve ser superada. Nesse sentido, emerge a configuração de um grave problema, em virtude da lacuna educacional e da omissão governamental.

É indubitável, nesse contexto, apontar o déficit educacional como um agente intensificador da questão. Conforme a instituição Ipsos Mori, o Brasil já foi considerado o país mais alienado do mundo. De fato, a falta de conhecimento da população sobre a importância da valorização dos povos tradicionais é um problema, já que mesmo as escolas, muitas vezes, trata esse tema como algo supérfluo, não propagando o entendimento a respeito da relevância desses grupos, como as suas contribuições para a medicina, o que gera, lamentavelmente, a ignorância massiva da população, além da ideia de que tais grupos são irrelevantes para a sociedade. Tudo isso, infelizmente, fomenta pela a desvalorização dessas comunidades.

Além disso, outro fatoe influenciador é a negligência governamental. Para o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar social. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à desvalorização das comunidades tradicionais, visto que ao não assegurar os direitos dessa parcela, como a proteção de suas terras, o Estado contribui para as invasões e as explorações de seus territórios, bem como a destruição de suas fontes de sobrevivência, a natureza. Desse modo, é notório que o Estado ao negligenciar a seguraça dessas comunidades, influencia para a opressão e desvalorização desses povos tradicionais.

Portanto, é necessário intervir sobre o problema. Para isso, o MEC deve promover palestras sobre a importância das comunidades e povos tradicionais, por meio de aulas, a fim de reverter a desvalorização que impera. Tal ação pode, ainda, conter a participação de sociólogos. Paralelamente, é preciso atuar sobre a displicência governamental presente no problema. Assim, os preceitos da Declaração Universal poderá se tornar uma realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Nicky7
Quantidade de postagens
#130530
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#130610
Imagina, @Nicky7! Desculpa por não te ajudar mais :oops:
0
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130699
@Nicky7

Você desenvolveu bem o tema proposto, abordando a desvalorização dos povos tradicionais no Brasil e utilizando um repertório sociocultural produtivo. A citação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de Thomas Hobbes é relevante e enriquece seu texto. No entanto, seria interessante incluir mais exemplos específicos sobre as contribuições desses povos para a sociedade brasileira.

Sugestão: Você poderia mencionar algumas práticas culturais ou conhecimentos medicinais específicos que os indígenas ou quilombolas trouxeram para a medicina moderna. Isso ajudaria a tornar seus argumentos ainda mais concretos.
Estrutura Dissertativo-Argumentativa

Seu texto segue bem o formato dissertativo-argumentativo, com uma introdução clara apresentando sua tese, desenvolvimento com argumentação sólida e uma conclusão propondo intervenção.
Dica: Certifique-se de que cada parágrafo tenha uma ideia central clara e que todas as partes estejam conectadas logicamente.

Os argumentos são coerentes e relacionados ao tema. A menção à pesquisa da Ipsos Mori fortalece seu ponto sobre o déficit educacional. Contudo, há alguns erros gramaticais que podem ser corrigidos para melhorar a clareza do texto.

Exemplo: "Conforme a instituição Ipsos Mori..." pode ser melhorado para "De acordo com um estudo realizado pela instituição Ipsos Mori..."

Além disso: "...fomenta pela a desvalorização dessas comunidades." deve ser corrigido para "...fomenta a desvalorização dessas comunidades."

A articulação das partes do texto está boa, mas você pode aprimorar o uso de recursos coesivos (conectivos) em alguns pontos para garantir maior fluidez entre as ideias.

Sugestão: Use conectores como "além disso", "por outro lado", "em contrapartida" etc., quando for mudar de argumento ou adicionar informações complementares. Por exemplo: "A falta de conhecimento da população... além disso,..."
Proposta de Intervenção 💡

Sua proposta contém quase todos os elementos necessários: agente (MEC), ação (promover palestras), meio (aulas), efeito (reverter desvalorização). No entanto, faltou detalhar um pouco mais algum desses elementos ou justificar por quê essa ação específica será eficaz.

Exemplo: "O MEC deve promover palestras sobre a importância das comunidades e povos tradicionais nas escolas públicas, por meio de aulas interativas, envolvendo sociólogos e líderes comunitários locais, visando reverter a ignorância massiva acerca da relevância desses grupos na sociedade brasileira."

Continue se dedicando! Sua redação já está ok; apenas pequenos ajustes podem torná-la ainda melhor!
0
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130700
nota:
c1: 160
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5:160
0
Avatar do usuário
Por Nicky7
Quantidade de postagens
#130730
@lais458 MT obrigado!! Vc me ajudou mt :3 mas só são esses os erros gramaticais?
Desde já, mt obrigado! ❤️
0
A exclusão digital no Brasil

De acordo com O Marco Civil da Internet instituído[…]

Eiii! Gostei que você escolheu um tema super atual[…]

Eiii! Adorei sua escolha de tema e como você relac[…]

Eiii! Notei que você se empenhou em abordar um tem[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.