Avatar do usuário
Por ElidaCris
Quantidade de postagens
#132012
Na obra "Utopia" de Thomas More é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de barreiras e conflitos. Porém, no Brasil as comunidades e povos tradicionais são desvalorizados e isso é um sério problema. Essa questão se deve a ineficiência do estado e ao sistema capitalista.

Primeiramente, deve-se destacar a falta de eficiência estatal como um agravante. A constituição de 1888 dá posse das terras que já estavam ocupadas ou que foram tiradas dos indígenas, contudo, ainda hoje há comunidades indígenas sem suas terras demarcadas. Isso causa graves consequências, visto que, o lugar original desses povos é uma parte importante para preservação de suas culturas. Além disso, o governo não faz campanhas fortes para conscientizar as pessoas da importância dessas comunidades. Logo percebe-se que a omissão do estado perpetua essa questão na sociedade.

Adicionalmente, o sistema capitalista também é um contribuinte significativo. Pois, as empresas podem ver esses grupos como uma ameaça ao crescimento delas, isso pode ser visto em diversos processos que envolve empresas e grupos culturalmente diferenciados onde essas empresas querem invadir suas terras para obter riquezas provenientes da natureza. Logo, essas pessoas são vistas pela sociedade com um empecilho para a inovação. Dito isso, fica claro que o modo de economia capitalista é um fator que se deve considerar.

Portanto, após analisar determinantes como o capitalismo e a ineficiência estatal percebe-se a importância de resolver desvalorização das comunidades e povos tradicionais. Então, essas pessoas devem correr atrás de seus direitos por meio de manifestações a fim de conquistar a efetividade de seus das leis feitas para ajudá-los. Paralelamente, o governo deve assumir suas responsabilidades com esses grupos e por meio de palestras em objetivando a valorização deles. Com essas medidas o Brasil chegará cada vez mais perto da utopia idealizada por Thomas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1), com apenas alguns erros menores. Por exemplo, na frase "Então, essas pessoas devem correr atrás de seus direitos por meio de manifestações a fim de conquistar a efetividade de seus das leis feitas para ajudá-los", o uso de "seus das leis" é inadequado e pode ser substituído por "suas leis".

    A proposta de redação foi bem compreendida e o autor demonstrou competência para aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (Competência 2). As informações, fatos, opiniões e argumentos foram selecionados, relacionados, organizados e interpretados de maneira eficaz (Competência 3). O texto também demonstrou bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Competência 4).

    No entanto, a proposta de intervenção (Competência 5) poderia ser mais detalhada. O autor menciona que os povos tradicionais devem "correr atrás de seus direitos por meio de manifestações" e que o governo deve "assumir suas responsabilidades com esses grupos e por meio de palestras em objetivando a valorização deles". No entanto, falta detalhamento sobre como essas ações seriam realizadas, quem as realizaria e quais seriam seus resultados esperados.

    Para melhorar a proposta de intervenção, o autor poderia, por exemplo, especificar que tipo de manifestações poderiam ser realizadas pelos povos tradicionais, como marchas pacíficas, campanhas nas redes sociais, petições públicas, entre outras. Além disso, poderia especificar que o governo poderia realizar palestras em escolas, comunidades e empresas, com o objetivo de educar a população sobre a importância e o valor das comunidades e povos tradicionais.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Os africanos escravizados tem grande influência na[…]

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, […]

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação […]

Conviver com a diferença é de grande importância, […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.