Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que o preconceito constitui um grande obstáculo para a valorização desses povos. Tal situação ocorre devido a falta de empatia e senso por parte da sociedade, por achar "anormal" quem não segue com os padrões sociais impostos .Esta situação leva as pessoas a serem marginalizadas, e, consequentemente, a serem excluídas e desvalorizadas. Dessa forma, é necessário que sejam criadas sanções rígidas para quem pratica este tipo de discriminação.
Além disso, é importante pontuar que a desinformação também contribui para a desvalorização desses povos. Segundo o filósofo Voltaire: "O preconceito é opinião sem conhecimento". Dessa maneira, é correto afirmar como a ausência de informações contribui para o olhar discriminatório da sociedade a aquilo que elas desconhecem. A falta dela torna-se um grande pilar para a discriminação desses povos, o que ameaça ao seu bem-estar e sua presença perante a uma sociedade "modernizada". Assim, evidencia-se a urgência de campanhas informativas para que todos possam conhecer e aprender sobre os povos tradicionais.
Portanto, torna-se evidente a necessidade de combater a estes desafios. Para isso, o Governo Federal em parceria com as secretarias estaduais, deve criar políticas públicas e campanhas informativas, por meio de diferentes canais de comunicação, a fim de combater ao preconceito e para que todos conheçam os povos tradicionais brasileiros, e só assim será possível quebrar padrões e vencer a discriminação.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de norma padrão: pontuação/espaçamento inadequados e alguns pratos de concordância (ex.: “as secretarias estaduais, deve”); indique correções de forma mais precisa. Sugestões: revisar: “Atualmente, infelizmente, ainda são notáveis…”; evitar aspas desnecessárias e atribuição histórica duvidosa. Coesão: use conectivos claros e evite repetições. Proposta de intervenção: manter agente, ação, meio e finalidade; detalhe ações (ex.: formação de agentes comunitários, monitoramento de resultados). Exemplo de melhoria: …
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.