Dessa forma, a omissão estatal repercute de forma negativa. Isso ocorre porque o governo não dá a atenção correta para esses povos, não ajuda corretamente para que suas culturas sejam aprimoradas de forma correta. Um exemplo disso, pode ser visto nos povos indígenas, que são totalmente esquecidas pelo governo, por morarem em lugares distantes acaba sendo deixado de lado e suas culturas desvalorizadas. Logo, é pertinente afirmar esse quadro crítico que afeta a nação.
Ademais, a desigualdade social é outro fator que contribui para o crescimento do problema. Essa situação, é agravada por desigualdade econômica, que na maioria das vezes esses povos não tem uma renda fixa ou até um trabalho que possa ser sustentado. Nessa linha de raciocínio, por não terem acesso a trabalho não conseguem mostrar para a população tudo o que sabem, por exemplo, os pescadores artesanais, eles não tem oportunidades para mostrar seus artesanatos ou até conseguir vender por um valor adequado ao seu trabalho.
Infere-se, destarte, a necessidade de combater essa problemática no Brasil. Posto a isso, cabe ao governo Federal responsável por planejar, formular políticas e controlar ações que afetam o país, promover práticas de acesso, por meio de incentivos públicos com a finalidade de garantir a valorização a esses povos, fazendo com que eles tenha oportunidade para mostrar seu trabalho e ter o apoio da população.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: Comp.1: fraudes gramaticais e concordâncias (ex.: “falta de ação do governo ... acaba afetando”, “não tem uma renda fixa ou até um trabalho”); uso de vírgulas inadequadas (frases com ponto e vírgula ausente). Comp.2/3: estrutura dissertativa pouco clara e organização de ideias; sequência de introdução–desenvolvimento–conclusão falha. Comp.4: conectivos presentes porém uso irregular; melhorar fluir entre ideias. Comp.5: proposta de intervenção aparece, mas pode detalhar agentes, ações, meios e finalidades com exemplos práticos. Sugestão de melhoria: reescrever introdução com tese clara; organizar parágrafos (problema, causas, consequências, soluções); usar conectivos de progressão; detalhar intervenção: agente (governo federal), ação (políticas de valorização cultural e renda), meio (recursos, parcerias com comunidades), finalidade (preservar culturas e garantir renda). Ex.: “O governo federal deve implementar políticas de valorização cultural e de geração de renda para povos tradicionais, por meio de incentivos públicos direcionados, com vistas à preservação de suas culturas e melhoria de condições de vida.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.