Na série Doutor Doctor, é retratada a rotina de um médico talentoso que, após cometer erros, precisa trabalhar em um hospital de uma pequena cidade, onde enfrenta desafios como a falta de recursos e a desvalorização da profissão. Nesse sentido, tal premissa se faz presente no contexto brasileiro vigente, uma vez que a precarização do sistema de saúde é uma questão recorrente. Logo, faz-se necessário medidas a fim de amenizar esse impasse, que tem como principais causas a escassez de investimentos públicos e a desvalorização dos profissionais da saúde.
Logo, faz-se necessário medidas a fim de amenizar esse impasse, que tem como principal causa a escassez de investimentos públicos, que gera, consequentemente, a desvalorização dos profissionais da saúde.
Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a insuficiência de investimentos governamentais está entre as principais causas da precariedade do sistema de saúde no Brasil. Nessa ótica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país apresenta um dos menores percentuais de investimento público em saúde quando comparado a outras nações desenvolvidas. Sob esse viés, a série Doutor Doctor ilustra como a falta de infraestrutura hospitalar e de equipamentos adequados compromete a qualidade do atendimento médico, situação que se reflete na realidade brasileira. Dessa forma, é inaceitável que milhões de cidadãos continuem enfrentando dificuldades para acessar um serviço de saúde digno.
Além disso, a desvalorização dos profissionais da saúde é outro fator que agrava esse impasse. Nesse contexto, de acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), médicos e enfermeiros brasileiros frequentemente enfrentam condições de trabalho precárias, jornadas exaustivas e baixos salários, o que compromete sua motivação e eficiência. De maneira análoga, a série Doutor Doctor mostra como a falta de reconhecimento e apoio institucional pode afetar a atuação dos profissionais da área. Sendo assim, é imprescindível que haja uma valorização desses trabalhadores, garantindo melhores condições de trabalho e remuneração justa.
Fica evidente que a falta de investimentos públicos e a desvalorização dos profissionais da saúde são prejudiciais ao sistema de saúde brasileiro e que, portanto, são necessárias mudanças. Para isso, o Governo Federal, a exemplo de países como Canadá e Reino Unido, deve promover um aumento no financiamento do setor, por meio da ampliação do orçamento destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e da implementação de programas de valorização profissional. Nesse sentido, o intuito de tal medida é garantir um atendimento médico de qualidade e, consequentemente, minimizar os desafios enfrentados pelo sistema de saúde no Brasil. Feito isso, será possível construir um país onde a saúde pública seja realmente eficiente e valorizada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Competência 1: Repetição da expressão "Logo, faz-se necessário medidas", que pode ser corrigida por "Portanto, é necessário implementar medidas"; concordância verbal em "é necessária medidas", que deveria ser "são necessárias medidas".
Competência 2: A redação discute de forma aprofundada os desafios mencionados no tema.
Competência 3: Utiliza fatos e fontes como a OMS para sustentar os argumentos.
Competência 4: Há coesão e a progressão lógica é clara entre os argumentos.
Competência 5: Propõe intervenção com agente (Governo Federal), ação (aumento de financiamento), meio (ampliação do orçamento) e finalidade (atendimento de qualidade), com detalhamento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.