Em primeira análise, é preciso observar o descaso estatal presente neste empecilho. Segundo o "Contrato Social" de Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da sociedade. Dito isso, a omissão governamental direcionada à educação não tem cumprido com o seu dever de assegurar às crianças brasileiras seu direito, sendo ele o acesso às escolas. Consequentemente, isso contribui para o atraso no desenvolvimento acadêmico.
Além disso, o desequilíbrio social é um fator agravante no que se diz respeito ao problema. Conforme o escritor e jornalista Barão de Itararé, os homens já nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes. Desse modo, o desbalanciamento social dificulta a solução dessa temática, uma vez que parte da população não tem acesso ao ensino nos colégios. Por conseguinte, a falta de instituições de ensino, professores formados e recursos educacionais em regiões de extrema pobreza -como favelas e zonas rurais-, também agravam o analfabetismo infantil.
Portanto, é essencial a atuação do governo e do Ministério da Educação-órgão responsável por gerir todos os assuntos referentes à educação no país- para que tais obstáculos sejam superados. É imprescindível que políticas públicas e eficazes sejam implementadas para lidar com as diversas dimensões dessa problemática, por meio de investimento nos recursos educacionais, formação e capacitação de novos professores e visar reduzir as desigualdades sociais, além de novas escolas públicas, especialmente em áreas de classe social baixa. Essas políticas visam combater o analfabetismo no Brasil com a finalidade de garantir que a educação chegue a todas as crianças.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta uma boa argumentação, mas pode ser aprimorado na clareza e estrutura. Por exemplo, a frase "Consequentemente, isso contribui para o atraso no desenvolvimento acadêmico" poderia ser reescrita como "Isso resulta em atrasos no desenvolvimento acadêmico das crianças". Além disso, ao elaborar a proposta de intervenção, seria interessante detalhar mais um dos elementos; por exemplo: "O governo deve implementar políticas públicas que garantam a construção de novas escolas em áreas carentes." Isso tornaria sua proposta mais concreta e eficaz.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.