Primeiramente, cabe ressaltar a ausência do Estado em oferecer infraestrutura adequada às instituições de ensino. A frase "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", popularizada nos filmes do Homem-Aranha, pode facilmente ser comparada aos deveres do governo em garantir a segurança e o bem-estar da população. No entanto, percebe-se que pouco se é realmente feito para uma possível melhora no aprendizado das crianças, como exemplo tem-se o aumento gradual de jovens e adultos dos quais não sabem ler ou escrever corretamente, isso se dá pela falta de investimentos por parte do Estado.
Outrossim, vale salientar a enorme diferença social vivenciada pela sociedade atualmente. Segundo o escritor inglês Aldous Huxley, "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados", de maneira semelhante, o mesmo ocorre a respeito da forma como alguns estudantes são ensinados se comparada a outros. A realidade dos brasileiros é diferente quando comparadas a outras, tanto em economia, quanto em recursos, o mesmo se aplica em relação à educação dos jovens, que acaba dependendo muito da situação financeira dos pais ou responsáveis, está que não é uma das melhores em sua maioria e acaba gerando a desigualdade.
Logo, cabe ao Estado, juntamente com o Ministério da Educação, desenvolver campanhas de conscientização e métodos mais eficazes para uma melhora no ensino das crianças, por meio de reuniões, tendo intuito de diminuir o analfabetismo no Brasil e gerar mais oportunidades aos jovens no futuro. Assim, será construída uma sociedade mais igualitária e com uma educação adequada a todos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a falta de concordância em "cabe ressaltar a ausência do Estado em oferecer infraestrutura adequada às instituições de ensino" (sugiro reescrever para "a ausência do Estado em oferecer uma infraestrutura adequada"). A argumentação poderia ser mais clara se as causas da alfabetização precária fossem separadas em parágrafos distintos. Por exemplo, discuta primeiro a negligência estatal e depois a desigualdade social. Além disso, é necessário detalhar melhor os elementos da proposta de intervenção, como especificar ações concretas e os meios utilizados para sua execução.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.