Sob esse viés,é essencial analisar como tais moradas são constantemente negligenciadas pelos órgãos públicos. A escritora Carolina Maria de Jesus,em" Quarto do Despejo",denuncia as precárias condições de vida nas favelas e a indigência poder público diante das necessidades básicas da população marginalizada,vez que essas entre outras manutenções são de responsabilidade governamental.
Além disso,a disparidade social é um fator determinante para a expansão deste problema. Esse desequilíbrio nas periferias reflete o que Pierre Bourdieu chama de capital cultural: a dificuldade de acesso à educação e a cultura que mantém as populações pobres em desvantagem. O que deixa a mostra a piramide em que se vive,onde que esta na base terá extrema dificuldade de subir.
Mediante ao exposto,é imprescindível que o poder Executivo Federal,em articulação com os estados e municipios ,faça a implantação de políticas habitacionais vitalícias,direcionadas a regularização urbana,de modo que os próprios moradores contribuam para transformação de suas moradas. Dessa maneira,poderá ser concretizado o ideal de justiça previsto na constituição,o que garante que o direito a uma moradia adequada,saia do papel e se torne concreta.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: (C1) múltiplos problemas de concordância, crase, espaçamento e pontuação ausente/falsa: ex.: “século XIX,com”, “contexto contemporâneo,a moradia”, “Carolina Maria de Jesus,em
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.