Em primeira análise, a negligência do Estado é um dos principais contribuintes para o agravamento do panorama hodierno. Nesse sentido, nota-se um comportamento de descompromisso das autoridades frente à problemática da evasão nas escolas uma vez que não há investimento na reformulação do sistema educacional, na formação de um corpo docente qualificado por exemplo, e na construção de edifícios, dado que a queixa de muitos estudantes é o deslocamento dispendioso. Dessa forma, é inadmissível que o Estado, enquanto instituição responsável pela garantia do bem - estar social, contribua para o cenário evasivo.
Ademais, outro fator relevante é a ingressão precoce no mercado de trabalho. Muitos jovens se inserem prematuramente no campo profissional devido ao ambiente de vulnerabilidade socioeconômica que estão concebidos. Pela falta de escolaridade e de conhecimentos técnicos, a maioria pertence ao setor informal, reflexo da má distribuição de renda ,que contribui para o ciclo de desigualdade social. É preciso a atenção do Estado para a resolução da problemática vigente.
Portanto, é necessária a criação de alternativas eficazes para amenizar o dilema supracitado. Cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pela promoção de um ensino de qualidade, a reformulação da Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de proporcionar a discussão de temas relevantes para o cenário globalizado com os alunos e tornar o ambiente escolar mais interessante e inclusivo a fim de despertar o interesse pelo contexto acadêmico e garantir a educação a todos os indivíduos conforme previsto pela Carta Magna brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Comentário:
Na competência 1, o autor demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos erros de concordância e regência. Porém, há algumas repetições de palavras que poderiam ser evitadas para melhorar a fluência do texto.
Na competência 2, o autor compreendeu muito bem a proposta de redação e desenvolveu o tema de forma adequada e completa, relacionando a evasão escolar com a omissão do Estado e a ingressão precoce no mercado de trabalho.
Na competência 3, o autor selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de seu ponto de vista de forma muito eficaz. Os argumentos são bem fundamentados e coerentes.
Na competência 4, o autor demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, mas a repetição de algumas palavras e a falta de variedade na estrutura das frases prejudicam um pouco a fluidez do texto.
Na competência 5, o autor elaborou uma proposta de intervenção muito bem pensada e completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos e propondo uma solução viável e eficaz.