Avatar do usuário
Por io5lia
Quantidade de postagens
#134370
A obra literária "O ensaio sobre a cegueira", de Saramago, apresenta uma narrativa de uma sociedade "cega" no que tange aos problemas sociais. Entretanto, fora da ficção, a crítica do autor pode ser vista na atual conjuntura brasileira, haja vista que muitos indivíduos não vêem o efeito do bullying escolar, o que torna os desafios para combater o problema mais difíceis de serem superados. Dessa forma, percebe-se a configuração de um grande obstáculo, que se encaixa tanto pela negligência do Estado quanto pelo preconceito.
Segundo o sociólogo Bauman, "o estado é responsável pelo bem-estar da sociedade", porém, tal ação não é vista no Brasil, visto que o governo pouco faz para combater o bullying no ambiente escolar.
Diante tal cenário, Hannah Arendt desenvolveu o conceito de "banalidade do mal", onde diz que o mal pode se manifestar de maneira banal e comum, através da conformidade e aceitação passiva de normas sociais prejudiciais. Conceito esse que também pode ser usado para discutir como atos de bullying podem ser vistos como pequenos ou insignificantes para o corpo social, o que contribui para os desafios presentes contra à prática de bullying serem pouco discutidos em nossa nação.
Portanto, visto as poucas discussões que perpetuam a permanência dos desafios contra o bullying nas escolas, é mister uma ação governamental para combatê-los. Diante disso, deve-se itensificar os meios para evitar tal ocorrido e métodos de acolhimento para as vítimas. Para tal, é preciso um direcionamento de verbas para a criação de grupos de apoio para vítimas de bullying, onde possam se abrir sobre como o bullying as afeta e ter um lugar onde se sinta acolhido para conseguir enfrentar as consequências psicológicas que esse meio de intimidação gera. Além disso, devem ser feitas palestras para miticar a banalização maléfica do bullying escolar sugerida por Arendt. Mediante essas ações, poderemos vivenciar a lei proposta pela ONU e superarmos os desafios para combater a prática de bullying no ambiente escolar.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.