Em primeira análise, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para controlar a tese em pauta. Sob essa perspectiva, faz-se mister ressaltar o proposto pela agenda 2030 da ONU que assegura à população educação de qualidade e acessível para todos diante do letramento precário vigente na sociedade brasileira. Diante disso, o Brasil, como país membro, se afasta de tal norma, visto que apresenta um número alarmante de pessoas que possuem letramento básico, porém não conseguem interpretar textos e realizar cálculos básicos, apesar de saberem ler, escrever e identificar números. Consequentemente, a inoperância do Estado em relação ao analfabetismo funcional da nação faz com que, pessoas com essa condição sejam menos valorizadas na sociedade, podendo interferir na busca por emprego digno e na vida política do indivíduo.
Em segunda análise, a ignorância da sociedade também pode ser apontada como promotora da problemática. Sob essa ótica, Graciliano Ramos, escritor brasileiro, em sua obra "Vidas secas" apresenta um cenário, em que, o personagem principal, Fabiano, tem dificuldade de interpretar o que lê e vive apenas de trabalho, sem nenhum incentivo ao letramento. Análogo à obra literária, o incentivo ao estudo, e o conhecimento da população sobre a tese são amplamente vastos, acarretando em uma nação na qual trabalhar é majoritariamente mais importante, sendo a leitura diária uma banalidade encarada pelos indivíduos ignorantes como uma "falta de serviço". Como consequência disso, a normalização do trabalho excessivo, aliado ao desenvolvimento de um senso comum danoso, estrutura uma sociedade com pensamentos obscurantistas que atrapalham o desenvolvimento intelectual da nação.
Logo, o Governo -instância máxima de poder- deve, por meio de pesquisas no âmbito escolar, promover campanhas que incentivem a população a concluir seus estudos, a fim de ampliar o intelecto dessas minorias, juntamente com o currículo e inibir o analfabetismo funcional. Assim como, o corpo social -principal meio de convívio em sociedade- deve, por meio da disseminação de informações, romper com o pensamento ignorante, com o intuito de apoiar e elucidar a parcela da população analfabeta funcional. Assim, uma sociedade íntegra será alcançada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Competência 1: Identifiquei erros como "O Governo -instância máxima de poder-" (necessidade de espaços antes e depois dos travessões) e "assim como," no início da frase. Melhorar a coesão corrigindo a pontuação.
Competência 2: O tema foi bem compreendido e discutido a partir de diferentes análises, com introdução e conclusão claras sobre os desafios do analfabetismo funcional no Brasil.
Competência 3: Argumentos estão bem delineados, mas a relevância do personagem Fabiano poderia ser mais conectada diretamente ao tema atual.
Competência 4: O uso de conectivos está adequado, mas a construção de algumas frases poderia ser mais clara, como nos exemplos que necessitam de uma reescrita mais objetiva.
Competência 5: A intervenção apresenta todos os elementos, mas falta detalhamento na "ação". Propor maior detalhamento sobre como as campanhas e disseminação de informações serão executadas enriqueceria a proposta.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.