Dessa forma, o crescimento exponencial de pessoas no país torna dificultoso o processo de equilíbrio habitacional, pois, quanto mais indivíduos um determinado local possui, mais é difícil ter moradias áptas suficiente. Um episódio no seriado "Os Simpsons", retrata exatamente este cenário. Onde a família vive em uma realidade, na qual, o aumento acelerado de habitantes no país resulta em uma ma distribuição de moradias, e diversas pessoas vivem em locações inadequadas, incluindo a família protagonista. Isso ressalta a importância de gerenciar corretamente e minuciosamente todos os 5570 municípios do país, para garantir o acesso de todos a moradia.
Ademais, a condição financeira também é um obstáculo para combater o déficit habitacional no país. Já que, muitas famílias brasileiras não possuem renda suficiente para garantir um lar. Devido a isso, o programa Minha casa, Minha vidaaa foi criado em 2009, com o intuito de promover o acesso a moradia para famílias de baixa renda. No entanto, ainda hoje existem mais de 200 mil famílias com risco de despejo, as quais 88% possuem não mais de três salários mínimos, segundo a Folha UOL. O que dialoga diretamente com o pensamento de Ariano Suassuna, onde os despossuídos não possuem condições nem para ter um lar. Portanto, diante dos desafios comentados para combater o déficit habitacional no Brasil, é possível observar uma falha governamental sobre os cidadãos. Desse modo, O Governo Federal pode corrigir esta falha, por meio de, uma melhora no programa Minha casa, Minha vida com o objetivo de contemplar os cidadãos que não possuem renda suficiente para prover dos benefícios do antigo projeto. Juntamente com grandes empresas que possam contribuir financeiramente, consequentemente, diminuindo a superlotação nas cidades, e ainda criando um visual organizado e limpo. Assim, a ideia de existir uma parte do país que é despossuída de privilégio, de Ariano Suassuna, será apenas um pensamento distópico.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de norma-padrão: vírgulas ausentes, concordâncias e tempos inconsistentes (“não possuem moradia”/“não tem nenhum tipo”; “Desequilíbrio este”); grafias incorretas ou deslocadas (“ma distribuição”; “habitação” correto; “programa Minha casa, Minha vidaaa”). Sugestão: revisar para: “milhões de brasileiros não possuem moradia adequada”; “Desse modo” para conectivo; evitar referências episódicas sem relação direta (Os Simpsons). Intervenção: detalhar agente (Governo Federal), ação (ampliar o programa), meio (parcerias com empresas, financiamento) e finalidade (garantir moradia digna a famílias de baixa renda).
Para receber uma correção mais completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.
Competência 1 – Domínio da Norma-Padrão: 120
- Erros recorrentes de concordância, regência e grafia (ex.: “não tem nenhum tipo de habitação”; “a distribuição de moradias”; “moradias áptas”; “programa Minha casa, Minha vidaaa”; uso inadequado de crase e vírgulas). Possui também falhas de coesão e repetição de termos, mas não há uma imensa quantidade de erros graves. Considerando que há mais de 6 e até 12 erros diferentes, atribuo 120.
Competência 2 – Compreensão do tema e aplicação de conhecimentos: 160
- O texto reconhece déficit habitacional e utiliza referências ao tema (pobreza, desigualdade, políticas públicas). Apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, com conexão ao pensamento de Ariano Suassuna. Contudo, utiliza exemplos periféricos (Os Simpsons) sem aprofundar análise crítica ou dados consistentes. Pontos fortes: abordagem dissertativa, organização textual.
Competência 3 – Seleção, organização e interpretação de informações: 120
- Argumentos aparecem, mas são: repetitivos e pouco construídos com dados confiáveis. Cita “Minha casa, Minha vida” de modo simplificado; não há distinção clara entre causas, consequências e propostas. Falta aprofundamento e organização mais sólida dos argumentos.
Competência 4 – Coesão e progressão de ideias: 120
- Há uso de conectivos, porém mal empregados em alguns trechos e com falhas de encadeamento lógico. O parágrafo final recombina ideias, mas há saltos entre dados econômicos e referências culturais sem transição adequada.
Competência 5 – Proposta de intervenção (agente, ação, meio, finalidade): 160
- Oferece intervenção: atuação do Governo e empresas privadas para melhorar o programa habitacional e reduzir fiscalização de superlotação. Elementos presentes: agente (Governo e empresas), ação (melhorar o programa habitacional, contribuição financeira), meio (parcerias, financiamento), finalidade (diminuir déficit, organizar cidades). O detalhamento é básico, sem metas mensuráveis ou cronograma. Nota 160.
Resumo: Pontos fortes na compreensão do