Por KaioP366
Quantidade de postagens
Em março de 1990 ocorreu um dos mais custosos furtos já feitos, o “Roubo do museu Gardner”, 13 obras de arte que juntas são avaliadas em 2.5 bilhões de reais foram perdidas. Contudo, este valor é uma fração do prejuízo causado anualmente pelo tráfico ilícito de bens culturais, onde o Brasil está incluso portando uma “lista vermelha de objetos culturais em risco” disponibilizada pelo Conselho Internacional de Museus. Com efeito, a desregulamentação do mercado artístico e a omissão estatal são problemáticas que precisam ser debatidas no meio social.

Sob esse viés, a desregulação contribui para a comercialização ilegal de bens culturais. Vale lembrar também, que Karl Marx – um dos filósofos e cientistas políticos mais influentes da humanidade – expressa que “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas”. Indubitavelmente, esse setor ilegal operante em plataformas que, muitas vezes, dão pouca atenção à proveniência original dos objetos, onde segundo um relatório da Art Basel – maior feira de arte dos Estados Unidos – movimentou mais 300 bilhões em 2021, vive em detrimento da cultura e da memória. Logo, sem uma regulamentação efetiva na comercialização de obras de arte, este cenário continuará sendo uma realidade.

Ademais, a omissão do Estado alimenta o mercado ilegal de obras artísticas e antiguidades. Por sua vez, a Constituição Federal garante o acesso às fontes da cultura nacional. Todavia, de acordo com a Interpol, o Brasil está em 26° lugar na lista de países com o maior número de objetos culturais roubados, dessa forma a população brasileira perde o acesso a esses patrimônios culturais, visto que são exportados ilegalmente. Assim, enquanto a omissão estatal for a regra, a preservação dos bens culturais brasileiros será a exceção.

É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater o tráfico ilegal de bens culturais brasileiros. Dessa maneira, o Ministério da Cultura – responsável pelo fortalecimento da economia criativa – deve reforçar a segurança dos patrimônios materiais culturais e regulamentar a compra e venda de obras de arte, por meio da criação de políticas públicas e infraestruturas capazes de diminuir o número de objetos culturais roubados. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a omissão do Estado, e de garantir que o Brasil seja uma nação, de fato, cultural.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Por KaioP366
Quantidade de postagens
@Higorvaz
@Caiunao
@Zenebra
@kosmo
@Walterjr
@lais458
@Marcos2205
@Hyque
@matheusiven
@studymalus
@Kete
@giovanamr123
@Thuanny09
@EllenAdNaCo
@Anajuporto
@Anon17

Alguém poderia, por gentileza, revisar minha redação? Agradeço imensamente qualquer ajuda. Após a revisão, seria ótimo se pudessem destacar os principais erros encontrados no texto, preferencialmente em ordem de importância, e indicar as áreas que precisam de melhoria. <3
0
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
KaioP366 escreveu:@Higorvaz
@Caiunao
@Zenebra
@kosmo
@Walterjr
@lais458
@Marcos2205
@Hyque
@matheusiven
@studymalus
@Kete
@giovanamr123
@Thuanny09
@EllenAdNaCo
@Anajuporto
@Anon17

Alguém poderia, por gentileza, revisar minha redação? Agradeço imensamente qualquer ajuda. Após a revisão, seria ótimo se pudessem destacar os principais erros encontrados no texto, preferencialmente em ordem de importância, e indicar as áreas que precisam de melhoria. <3
Olá! Boa noiteee!
Estou passando aqui pra deixar marcado o compromisso que eu estou estabelecendo de corrigir sua redação.
Não farei essa correção hoje pelo cansaço e pela hora, mas amanhã te enviarei antes das 17:30 :)
0
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Olá! Tudo tranquilo?
Aqui está a correção da sua redação marcada, em pdf:
https://www.mediafire.com/file/h7tds22i ... 5.pdf/file

Espero que tenha ajudado e que isso aprimore seus estudos! Qualquer dúvida estou aqui pra tentar ajudar. Não esqueça que não sou nenhum profissional e que fiz a correção com base nos meus conhecimentos!
Para evitar que você fique perdido, algumas rápidas analises das competências nas quais você foi penalizado:

Competência 1:
O nível máximo da competência número 1 só é atingido quando a redação possui, no máximo, dois desvios gramaticais e uma falha sintática. Nesse caso, há alguns desvios gramaticais e uma falha sintática (ao meu ver).
Competência 2:
Você abordou o tema como pedido pelo comando da prova e fez o uso produtivo de pelo menos um repertório sociocultural.
Competência 3:
Essa foi a que eu senti uma maior dificuldade do escritor. Os desenvolvimentos possuem, na minha opinião, repertórios e dados em excesso em detrimento de informações e justificativas. Entendi sobre o que você pretendia dizer (causas), mas você nao explica o porquê de elas serem problemas e impulsionarem o cenário descrito. Você não conduziu o leitor desde sua afirmativa da causa até a ligação direta dessa causa com a tese (atrelada ao tema). No geral, senti algumas frases jogadas sem informações, justificativas, exemplos e etc. Isso fez com que surgisse um vazio em algumas ideias que foram apenas deixadas lá. Pela ocorrência de vezes em que senti isso, 2 níveis da competência foram rebaixados, dando a nota de 120.
Competência 4:
Ótimo uso dos conectivos e operadores. No entanto, o uso do "com efeito" foi um pouco confuso. Além disso, ambos os usos do operador "onde" foram utilizados de forma incorreta, retomando elementos NÃO físicos, sendo que esse conectivo é adequado apenas para retomadas de lugares físicos e, no ENEM, pode ainda ser admitido retomando a palavra "situação", "cenário" e sinônimos, até onde eu sei.
Competência 5:
Apesar de ter achado o seu meio bem abrangente e pouco específico, ele é um meio. Os outros 4 elementos estão bem claros e bem colocados, portanto, nota 200.

É isso, espero de vdd ter ajudado. Bons estudos! Continue se esforçando e se dedicando como você já tem feito e chegará longe. Seus desvios serão corrigidos com prática e cuidado e você alcançará notas altíssimas. Deus abençoe você!
0
Por KaioP366
Quantidade de postagens
@Caiunao Peço desculpas pelo atraso quanto a resposta da correção, eu tinha me ausentado do fórum, contudo retornei. Muito obrigado pela sua correção detalhada do meu texto, foi a melhor que eu já recebi neste site, não tenha dúvidas que eu irei absorvê-la com o intuito de melhorar minha escrita.

Tudo de bom para você <3
0

Conforme a filósofa Djamila Ribeiro, para reverter[…]

Na música "eu não venci o sistema" o rap[…]

Aldous Huxley defende "Os fatos não deixam de[…]

Enfrentamentos invisíveis

Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos ma[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.