Em primeira análise, deve-se ressaltar a insuficiência de políticas públicas eficazes como um fator que dificulta a atenuação do empecilho. Nessa conjuntura, sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, a falha do governo em implementar e ampliar programas de acesso inclusivo resulta em barreiras para estudantes de baixa renda. Portanto, fatores como esses contribuem para a perpetuação da exclusão educacional. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade socioeconômica como impulsionadora do problema. Nesse contexto, de acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o primeiro passo a ser tomado para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. Contudo, isso não ocorre na prática, visto que a falta de investimento em infraestrutura educacional de base e o preconceito estrutural prejudicam as oportunidades de acesso, causando problemas como a perpetuação do ciclo de pobreza e a baixa diversidade nas universidades. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Em suma, é evidente que ações concretas precisam ser adotadas para enfrentar esse desafio. Em vista disso, cabe ao Governo Federal – encarregado de organizar o funcionamento do Estado e promover o bem-estar social – implementar políticas mais abrangentes de acesso ao ensino superior, por meio de programas de inclusão e apoio financeiro ampliado, com o objetivo de garantir a equidade educacional e promover o desenvolvimento do país.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta uma boa argumentação, mas poderia ser aprimorado em alguns aspectos. Para melhorar a Competência 1, revise erros como "Brasi" (Brasil) e "poisdesafios" (deve haver um espaço). Na Competência 3, ao invés de apenas listar as causas, explore mais profundamente como elas se inter-relacionam. Por exemplo, ao discutir a insuficiência de políticas públicas, mencione exemplos específicos que poderiam ser implementados. Na Competência 5, detalhar um agente específico que poderia atuar na proposta de intervenção ajudaria a fortalecer sua argumentação; por exemplo: “O Governo Federal deve criar parcerias com universidades para desenvolver programas de bolsas.”
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.