Avatar do usuário
Por jeniffercar
Quantidade de postagens
#134075
A Constituição Federal de 1988, prevê o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo ao Poder Público e á coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Todavia, é notório que a realidade é completamente diferente, uma vez que o aumento das queimadas se faz presente na sociedade, tornando-se um desafio à ser combatido. Tal tema, apresenta como problemáticas: A falta de fiscalização e a impunidade recorrentes na atualidade.
Dentro dos inúmeros motivos que levam aos desafios para a diminuição das queimadas no Brasil, temos a falta de fiscalização como um grande problema, tendo em vista que a insuficiência de fiscalização das áreas de preservação ambiental e nas propriedades rurais — principalmente em áreas remotas, é muito grande. Rousseau, em seu Contrato Social, afirma que o Estado deve garantir a preservação do meio ambiente como parte da sua obrigação em proteger o bem comum, porém a realidade de encontra diferente.
Ademais, a impunidade faz com que os responsáveis por tais delitos se sintam no "direito" que realizar o feito, pois a grande ausência de punições severas para estes, leva á recorrência dos crimes ambientais. Em "Banalidade do Mal", Hannah Arendt descreve que o mal é praticado de forma banal, como parte da rotina e não como um mal premeditado. Ligando ao fato, a banalização das queimadas, em que responsáveis pelo crime não são punidos, transforma a prática em algo aceitável e comum na sociedade.
Diante do exposto, é necessário que medidas sejam tomadas para que haja a diminuição das queimadas no Brasil. O Ministério do Meio Ambiente, juntamento com o Poder Legislativo — órgão responsável por propor leis, devem implementar tecnologias de monitoramento ambiental e reformulação de leis, com o aumento de penalidades, por meio de seus altos poderes, com a finalidade de diminuir as queimadas no país e assim, seguir a nossa Constituição, que nos garante direito a um bom Meio Ambiente.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Segundo o artigo 1° da Declaração Universal dos Di[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.