Avatar do usuário
Por Laisnts
Quantidade de postagens
#143453
A música “Do que adianta ser bonita e ser analfabeta?” tornou-se viral nas redes sociais de forma irônica e pejorativa. No entanto, essa expressão evidencia como a sociedade brasileira, em vez de reconhecer o problema, ridiculariza aqueles que enfrentam dificuldades na escrita. Portanto, é necessário revisar as falhas no sistema educacional e a falta de conscientização sobre a desigualdade social como causas dessa problemática.
Em primeiro plano, é importante destacar que a insuficiência educacional agrava os desafios para a erradicação do analfabetismo. Nesse sentido, a Lei do Estatuto da Criança e do amAdolescente, e seu artigo 53, assegura o direito à educação com igualdade de condições para acesso na escola. Entretanto, a realidade brasileira ainda está distante dessa garantia. Tal realidade se manifesta por exemplo, que em 2023 aproximadamente 619 mil crianças e adolescentes no Brasil estavam em situação de “privação extrema da educação”.
Paralelamente, a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 6º, a educação como um direito fundamental para todos os cidadãos. No entanto, as desigualdades sociais e econômicas ainda dificultam a igualdade de acesso à educação. Tal realidade pode ser verificada, por exemplo, no Estado do Maranhão, onde a taxa do analfabetismo chega a 17,3% , com grande parte da população vivendo em condições de extrema pobreza. Assim a desigualdade social continua a dificultar a erradicação do analfabetismo no Brasil.
diante desse cenário, fica evidente que o Ministério da Educação deve implementar programas de alfabetização por meio da expansão de escolas em tempo integral para fortalecer o ensino as populações de vulnerabilidade social. Em parceria, o Ministério da Cidadania deve incluir programas de transferência de renda, afim de assegurar que as crianças e jovens possam focar nas escolas, garantindo o direito à educação e combatendo o analfabetismo no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    No âmbito gramatical, houve erros como o termo "amAdolescente" (devendo ser “e do Adolescente”), a expressão "afim de" (o correto é “a fim de”) e a falta de inicial maiúscula em "diante desse cenário". O desenvolvimento do tema está bem organizado, com introdução, argumentação e conclusão. Os argumentos são consistentes, mas o uso de alguns conectivos pode ser aprimorado com melhor pontuação (ex.: “Assim, a desigualdade...”). A proposta de intervenção apresenta os quatro elementos, porém sem detalhamento dos mecanismos de ação.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A inclusão social de pessoas com deficiência, aind[…]

"A mudança climática é real, está acontecendo[…]

Atualmente está ficando cada vez mais comum o nasc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.