Em primeiro lugar, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais para regular o impacto da mídia sobre os direitos humanos. Segundo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm direitos e devem ser garantidos pelo Estado. No entanto, no Brasil, a baixa atuação das autoridades permite que a mídia influencie a população de forma contaminada, resultando na desinformação e na negligência dos direitos básicos. Dessa forma, torna-se urgente a reformulação dessa postura estatal.
Além disso, a negligência governamental contribui para a perpetuação do problema. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, em 2020 houve um aumento de 342% no número de ações judiciais para garantir os direitos fundamentais. Esse crescimento reflete a ineficiência do Estado na proteção dos cidadãos, sobrecarregando o sistema judiciário e dificultando a resolução das demandas sociais. Assim, a ausência de políticas eficazes perpetua um cenário de descaso e desamparo.
Urge, portanto, a necessidade de uma ação conjunta do governo e da sociedade para superar esses desafios. Para isso, o Tribunal de Contas da União deve fiscalizar o direcionamento de recursos públicos para a implementação de medidas que garantam o cumprimento dos direitos humanos. Isso pode ser feito por meio da criação de órgãos de controle da mídia e do fortalecimento de campanhas de conscientização. Dessa forma, o preço constitucional poderá ser efetivado na prática.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, foram identificados erros como "preço constitucional", que deveria ser "preceito constitucional". Além disso, a expressão "de forma contaminada" poderia ser substituída por "de maneira distorcida" para maior clareza. Na Competência 5, há os quatro elementos da proposta de intervenção, mas falta detalhamento. Poderia-se especificar como o Tribunal de Contas atuaria e quais campanhas seriam realizadas para fortalecer a proposta.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.