Sob esse viés, é preciso atentar para o descaso do poder público presente nessa questão. Nessa ótica, de acordo com o iluminista John Locke, configura-se como um rompimento do Contrato Social, já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que todos desfrutem de seus direitos. Nesse contexto, devido à débil ação do Poder Público e à insuficiência de legislações, os impasses para acabar com a inclusão de indivíduos com deficiência na escola, principalmente em comunidades e em escolas públicas, têm crescido cada vez mais no Brasil. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Além disso, é válido ressaltar que a falta de debates potencializa essa problemática. Nesse sentido, Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, o panorama brasileiro contrasta com a premissa da filósofa hodierna, visto que há uma lacuna em torno dos debates sobre a dificuldade que é para pessoas com necessidades especiais conseguirem uma vaga nas instituições de ensino,sobretudo, muitas escolas não têm uma estrutura adequada para receber esses alunos,nos veículos de comunicação, como Instagram e YouTube, o que contribui com o aumento do índice de exclusão social causadas por ambientes fechados e inclusivos, tornando sua resolução mais dificultada. Assim ,urge tirar essa situação da invisibilidade, como defende a pensadora.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar os desafios presentes. Para isso, é necessário que o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, promova leis mais rígidas e direcione mais verbas para campanhas informativas e debates, com o intuito de erradicar os desafios para a sociedade com necessidade especial se encaixarem na educação brasileira. Ademais, tais discussões podem ser desenvolvidas por meio de transmissões ao vivo nas grandes emissoras televisivas, bem como nas mídias de grande acesso a fim de alcançar mais pessoas. Desse modo, uma sociedade mais próxima da que é citada em "Utopia " será consolidada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta algumas falhas gramaticais que podem ser corrigidas. Por exemplo, a frase "desafios para inclusão de pessoas com deficiência na educação do Brasil" poderia ser reescrita como "os desafios para a inclusão de pessoas com deficiência na educação no Brasil", garantindo clareza. Além disso, a organização das ideias pode ser aprimorada; sugiro dividir o parágrafo sobre a falta de debates em duas partes: uma focando nos impactos da invisibilidade e outra nas propostas concretas. A proposta de intervenção pode ser mais detalhada, especificando como as campanhas informativas serão realizadas e quais legislações devem ser priorizadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.