Avatar do usuário
Por alessandr29
Quantidade de postagens
#160112
​A Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 5^o, celebra que "Todos são iguais perante a lei. " Porém, na sociedade contemporânea, ainda persistem vários desafios para inclusão de pessoas neurodivergentes no âmbito social brasileiro.
​A neurodiversidade reflete uma grande negligência governamental e omissão midiática, o que tem como consequência negativas como, preconceito, desemprego e aumento de quadros psiquiátricos.
Nessa perspectiva, o escritor Teixeira "The Good Doctor" relata a vida de um médico autista que luta pelo estigma em meio a seus companheiros de trabalho. Igualmente, essa ficção espelha a realidade brasileira, no sentido de que pessoas consideradas neurotípicas específicas sofrem discriminação, e não são bem-vindas no mercado de trabalho, desemprego estrutural, emendas na economia e exclusão social.
​Em vista disso, a falta de acessibilidade em ambientes urbanos e a ausência de políticas públicas adequadas acabam limitando a participação plena as pessoas neurodivergentes, em espaços de lazer, cultura e educação, deixando restringindo suas oportunidades de socialização e inclusão. A ausência de formação específica para educadores, é um grave causador de dificuldades no processo ensino-aprendizagem.
​Diante disso, para que a sociedade se conscientize de tal ato, o governo, escolas, empresas e a sociedade civil devem, através de maneira coordenada, para promover o ambiente social e educacional, é essencial implementar políticas públicas acessíveis que possam capacitar profissionais, adotar ambientes de aprendizagem e de trabalho e promover campanhas de saúde que possam dialogar.
​Somente por meio dessas ações será possível garantir oportunidades, inclusão, reduzir o preconceito e criar espaços mais acolhedores.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
640
pontos
Desbloquear

    Erros de norma: redundância de aspas, uso errado de citações e crase ausente/emprego impróprio de sinais (ex.: “artigo 5^o”); frases com concordância e pontuação inadequadas (“consequência negativas”) e termos ambíguos. Recomendação: revisar a norma padrão, corrigir ortografia e pontuação, eliminar frases soltas. Sugestão: “O artigo 5º da CF/88 assegura igualdade, mas ainda persistem barreiras à inclusão de pessoas neurodivergentes.”

    Conteúdo e tema: há referência ao tema proposto, mas o enquadramento é frágil (uso de ficção sem relação explícita com políticas públicas). Melhore a contextualização, explicitando dados ou leis, e explique como a sociedade se beneficia da inclusão neurodiversa.

    Coesão e coerência: conectivos limitados e progressão lógica fraca entre ideias. Use conectivos (além de, contudo, portanto, ademais, por isso) para articular desenvolvimento e conclusão.

    Organização: introdução, desenvolvimento e conclusão presentes, porém a construção de argumentos é confusa em alguns trechos (ex.: “obra The Good Doctor” não é necessária). Reestruture o parágrafo único para apresentar tese clara.

    Proposta de intervenção: apresenta agentes e ações, mas falta detalhamento de meios específicos e metas mensuráveis. Detalhe: quem faz o quê, com quais recursos, em qual prazo (ex.: capacitação anual de professores com 40 horas, acessibilidade arquitetônica em 100% de escolas até 2030, campanhas de saúde com metas de alcance).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na contemporaneidade, se repercute muito "Os[…]

Desafios para a valorização da herança africana no[…]

O trabalho de cuidado realizado pela mulher no Bra[…]

Segundo o artigo 4º , devido à família e da comuni[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.