Avatar do usuário
Por Oivato
Quantidade de postagens
#132326
No filme "Dois corações" o personagem Jorge sofre com problemas pulmonares e sua única chance de sobreviver é receber a doação de um pulmão.
Nesse sentido, a baixa taxa de doadores de órgãos também é realidade e representa um grande problema social. Deste modo, a solução do problema exige que se combata a desigualdade e que melhorem os meios de informação.
Diante desse cenário, a parcialidade social contribui para a restrição de doações e transplantes de órgãos.
À vista disso, em 1990, o economista Amartya Sen escreveu o livro "desenvolvimento como liberdade", a partir do qual a riqueza está intimamente relacionada ao acesso à saúde.
Portanto indivíduos que necessitam de doações e transplantes e são desprovidos de dinheiro, terão de recorrer a serviços de saúde pública que, em sua maioria, não tem eficácia, levando assim o indivíduo a óbito antes mesmo de receber o órgão doado, comprovando então a ideia apresentada por Sen. Assim enquanto o capital influenciar fortemente a área da saúde, a desigualdade continuará.
Ademais, a ineficiência da mídia ao passar informações contribui para que haja menos doadores de órgãos. A mídia é essencial para a divulgação de informações, deve haver mais campanhas e debates sociais sobre a importância de doar órgãos, isso deve ser debatido em casa e nas escolas, Mitos devem ser desmentidos, Enquanto isto não for feito, a taxa de doações é transplantes de órgãos não deve subir.
Sob este viés, o estado, com seu papel administrativo deve melhorar à área da saúde e fazer o possível para diminuir a fila de espera de órgãos, e as escolas, no seu papel educacional, devem fazer campanhas e projetos pedagógicos ensinando a importância da doação de órgãos, fazendo assim com que a taxa de doadores aumente, garantindo que o triste fim de Jorge, em breve, seja apenas ficção.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear
Comentários
O autor demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1), contudo, há alguns erros gramaticais, como na frase "a taxa de doações é transplantes de órgãos não deve subir", onde o correto seria "a taxa de doações e transplantes de órgãos não deve subir". Em relação à Competência 2, o autor compreende a proposta e desenvolve o tema, mas poderia ter explorado mais a questão dos desafios para o aumento de doação de órgãos e de realização de transplantes. A Competência 3 é bem trabalhada, o autor seleciona, relaciona e interpreta as informações de forma adequada. Na Competência 4, o texto apresenta coesão e coerência, mas poderia melhorar na conexão entre os períodos. Para a Competência 5, a proposta de intervenção está presente, mas poderia ser mais detalhada. Sugiro que o autor revise a gramática, explore mais o tema proposto, melhore a conexão entre os períodos e detalhe mais a proposta de intervenção.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
160
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
160
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
200
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
160

Conforme a filósofa Djamila Ribeiro, para reverter[…]

Na música "eu não venci o sistema" o rap[…]

Aldous Huxley defende "Os fatos não deixam de[…]

Enfrentamentos invisíveis

Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos ma[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.