Acerca do cenário retratado fica evidente, que o descaso governamental é um fator que ajuda a perpetuar a problemática. Para ilustrar esse fato, segundo a OMS, um a cada seis idosos já sofreram algum tipo de violência, e uma das formas de violência considerada nessa pesquisa é o etarismo, que se manifesta não só com ações verbais ou físicas, mas também como agressão psicológica. Dessa forma, nota-se que o Estado não realiza ações eficazes para a segurança e a igualdade dessa faixa etária. Observando a obra literária Ensaio sobre a Cegueira Branca, nota-se uma série de semelhanças com o atual contexto pátrio, onde a falta de ações do poder público gera, por consequência, a marginalização e a desumanização de uma parcela da população. Em suma, fica evidente que o governo não cumpre com seu papel fundamental de garantir os direitos de toda a população.
Somado a isso, o descaso midiático é outro elemento que ajuda a perpetuar essa questão. Segundo o escritor George Orwell, "A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Essa fala evidencia a manipulação dos meios de comunicação. De acordo com o jornal USP, os idosos são retratados pela mídia como pessoas frágeis e dependentes. Esse estereótipo consolida a visão negativa da terceira idade, o que mantém e até mesmo intensifica o etarismo. Tal perspectiva degrada um segmento da população que já desempenhou um papel crucial no progresso social e econômico do país. Em síntese, faz-se necessário que a mídia trate todas as faixas etárias de forma igualitária.
Infere-se, portanto, que não somente o descaso governamental, mas também o midiático atuam como perpetuadores do etarismo no Brasil. Assim sendo, é dever do governo -principal órgão garantidor da ordem- a implementação de campanhas de conscientização juntamente com a mídia, escolas e a própria população. Essa ação deve contar com palestras, vídeos e eventos gratuitos que alcancem toda a população, com a realização de atividades mensais como palestras e projetos intergeracionais, a fim de quebrar esse preconceito, melhorando a vida dessa parcela da população. Tal medida vai promover educação e estima com esses idosos. Desse modo, cenários como o da pesquisa da OMS não farão mais parte da realidade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: O texto apresenta um erro de concordância verbal ("de acordo com o jornal USP, os idosos são retratados pela mídia") e excesso de vírgula na separação entre sujeito e predicado ("fica evidente, que o descaso"). Sugiro revisar a pontuação e a concordância para melhorar a clareza.
Competência 2: O tema foi bem explorado, com introdução, desenvolvimento e conclusão claros e relevantes.
Competência 3: A argumentação é bem fundamentada e baseada em informações de fontes confiáveis.
Competência 4: Existem conectivos, mas alguns parágrafos carecem de melhor conexão lógica, como transições mais suaves entre as ideias apresentadas.
Competência 5: A proposta de intervenção apresenta todos os elementos, porém, poderia ser mais detalhada, com especificações sobre como as campanhas seriam estruturadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.