As variedades de dialetos e a falta de aprovação deles desencadeia problemas com a compreenção em ambientes sociais acarretando em exclusão. No desenho animado "Chico Bento", o protagonista, que tem o sotaque e a forma de se comunicar do interior brasileiro, visita seu primo em uma metrópole, sem entender e conhecer as palavras utilizadas pelos moradores da cidade grande. Nesse viés, a dificuldade de comunicação trouxe comentários maldosos e isolamento nos locais pois, as pessoas não se disponibilizaram à conhecer as formas de expressão utilizadas , as acusando de estar erradas . A ficção não se distancia da realidade no Brasil, pessoas de outras regiões e cidades interioranas têm desafios de inserção em lugares por serem vítimas de ridicularização e desconsideração da forma de falar.
Ademais, o medo e receio de se expressar em público é extremamente maléfico. A aversão que falantes da linguagem de maior prestígio tem pelas minorias contribuí com problemas de socialização e inclusão gerando baixa autoestima, de modo que os menosprezados sentem medo de difamação e vergonha de mostrarem uma linguagem considerada imprópria.
Diante dos argumentos supracitados é indinspensável que a mídia amplie a visibilidade dos regionalismos, mostrando os como variações culturais e não algo errado, por meio de produções cinemátograficas, músicas e documentários que valorizem e enalteçam as variações lingusiticas. Assim diminuirá a falta de empatia e informação e consequentemente aumentará a confiança dos prejudicados, o que tornará o Brasil um país justo, acolhedor e que combate o racismo linguístico.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais, como "compreenção" (correto seria "compreensão") e "indinspensável" (correto seria "indispensável"). Além disso, há problemas de concordância em "as pessoas não se disponibilizaram à conhecer", onde o correto é "a conhecer". Recomenda-se revisar a pontuação para evitar vírgulas desnecessárias, como após “locais” e antes de “pois”. A proposta de intervenção possui os quatro elementos necessários, mas poderia detalhar melhor o agente ou meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.