Diante desse cenário, ressalta-se a disparidade social, que delimita o acesso educacional qualificada para os jovens. Nessa perspectiva, o filme "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, destaca as diferentes oportunidades entre classes sociais, especialmente no âmbito escolar, mostrando como a discrepância socioeconômica impede, muita das vezes, a permanência de jovens na escola. A essa linha de raciocínio, fica nítido que o contraste social não só dificulta a constância dos jovens na escola, como também, prejudica à uma formação consistente e justa.
Além disso, a negligência governamental contribui significativamente para a evasão escolar. Sob esse viés, a música "Que País é Esse", da banda legião urbana, denuncia o desinteresse só Estado e a precariedade das instituições públicas, refletindo o descaso estatal em garantir direitos básicos à população. Para além da obra musical, a ineficácia das políticas públicas estruturada dificulta a permanência de estudantes, principalmente em comunidades mais vulneráveis são as que mais sofrem, por causa da falta de investimento e planejamento educacional, comprometendo a formação social dos jovens, mostrando assim, mais um obstáculo para a redução e o fim da evasão escolar.
Infere-se, portanto, a necessidade de atenuar a problemática da evasão escolar. Para isso, o Poder Público deve ampliar programas de incentivo à permanência escolar, como o Pé-de-Meia, fim de garantir igualdade de oportunidades educacionais. Ademais, urge que as escolas promovam acompanhamento pedagógico e psicológico dos estudantes, proporcionando um ambiente acolhedor e motivador para a aprendizagem. Assim, como decretado na Constituição Federal que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, reforçando a ideia de que a redução da evasão escolar é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros: Gramática/ortografia (Brasil com maiúscula, uso de crase, concordância, sinais). Trecho: “validA que a educação é direito” e “evidência que”. Sugestão: revisar para: “A Constituição Federal estabelece, no art. 6º, que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família.” Coesão: uso pobre de conectivos; melhorar com encaixes entre ideias: “Além disso”, “Por outro lado” etc. Intervenção: detalhar agente, ação, meios e finalidade: ex.: Governo estadual implementa programa público de orientação e monitoramento escolar com metas de retenção, financiado por orçamento X, com apoio de famílias, para reduzir evasão em 10% em 2 anos.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.