Avatar do usuário
Por lohaneoli
Quantidade de postagens
#159695
A Constituição Federal, em seu artigo 6, valida que a "educação é direito de todos e dever do Estado e da família ". No entanto, a evasão escolar no brasil evidência que esses direitos não estão plenamente garantidos, tendo em vista que o índice de abandono escolar aumentou. Dessa forma, a desigualdade social e a falta de políticas públicas mostram-sem como desafios centrais para o enfrentamento dessa problemática.
Diante desse cenário, ressalta-se a disparidade social, que delimita o acesso educacional qualificada para os jovens. Nessa perspectiva, o filme "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, destaca as diferentes oportunidades entre classes sociais, especialmente no âmbito escolar, mostrando como a discrepância socioeconômica impede, muita das vezes, a permanência de jovens na escola. A essa linha de raciocínio, fica nítido que o contraste social não só dificulta a constância dos jovens na escola, como também, prejudica à uma formação consistente e justa.
Além disso, a negligência governamental contribui significativamente para a evasão escolar. Sob esse viés, a música "Que País é Esse", da banda legião urbana, denuncia o desinteresse só Estado e a precariedade das instituições públicas, refletindo o descaso estatal em garantir direitos básicos à população. Para além da obra musical, a ineficácia das políticas públicas estruturada dificulta a permanência de estudantes, principalmente em comunidades mais vulneráveis são as que mais sofrem, por causa da falta de investimento e planejamento educacional, comprometendo a formação social dos jovens, mostrando assim, mais um obstáculo para a redução e o fim da evasão escolar.
Infere-se, portanto, a necessidade de atenuar a problemática da evasão escolar. Para isso, o Poder Público deve ampliar programas de incentivo à permanência escolar, como o Pé-de-Meia, fim de garantir igualdade de oportunidades educacionais. Ademais, urge que as escolas promovam acompanhamento pedagógico e psicológico dos estudantes, proporcionando um ambiente acolhedor e motivador para a aprendizagem. Assim, como decretado na Constituição Federal que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, reforçando a ideia de que a redução da evasão escolar é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
560
pontos
Desbloquear

    Principais erros: Gramática/ortografia (Brasil com maiúscula, uso de crase, concordância, sinais). Trecho: “validA que a educação é direito” e “evidência que”. Sugestão: revisar para: “A Constituição Federal estabelece, no art. 6º, que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família.” Coesão: uso pobre de conectivos; melhorar com encaixes entre ideias: “Além disso”, “Por outro lado” etc. Intervenção: detalhar agente, ação, meios e finalidade: ex.: Governo estadual implementa programa público de orientação e monitoramento escolar com metas de retenção, financiado por orçamento X, com apoio de famílias, para reduzir evasão em 10% em 2 anos.

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

A música "Rosas" da banda Atitude Femini[…]

Insegurança alimentar

No livro "vidas secas" o autor aborda a […]

Nos dias de hoje, mesmo com os avanços nas discuss[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.