Avatar do usuário
Por ASF
Quantidade de postagens
#127510
A Constituição Federal de 1988-documento situado no topo do ordenamento jurídico brasileiro, assegura direitos fundamentais para a democracia e vida digna de seus cidadãos. No entanto, a desvalorização dos trabalhos de cuidados realizados pelas mulheres e suas consequências, como desigualdade e trabalhos não remunerados, interferem no sistema harmônico do Estado brasileiro. Desse modo, torna-se oportuno analisar os fatores sociais e a ineficácia governamental como causadores da temática.
Diante desse cenário, percebe-se que a sociedade traz efeitos nocivos para a invisibilidade dos trabalhos realizados pelas mulheres. Segundo Pierre Bourdieu, “não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico”. Sob tal perspectiva, no Brasil, a falta de reflexão crítica compromete o avanço democrático, resultando em cidadãos passivos diante de questões cruciais, gerando um ciclo de problemas que contrariam a Constituição. Portanto, é crucial promover uma análise de autocrítica das relações sociais para mitigar esses desafios.
Ademais, Vale salientar as falhas estatais como mais um dos impulsionadores da problemática. Sob essa logística, John Rawls, na teoria do Pacto Social, enfatizou o estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos relacionados a falta de atenção em relação aos trabalhos realizados pelas classes femininas contrastam com a tese do autor, uma vez que o governo do Brasil parece não se preocupar com essa questão, tendo em vista o preconceito social e pagamentos desiguais para as classes distintas. Logo, é inadmissível a inoperância das esferas de poder no que tange à mitigação desse viés.
Por Fim, destaca-se a necessidade de desconstruir os fundamentos dos desafios enfrentando nos trabalhos de cuidados realizados pelas mulheres, enfatizando a inoperância da intervenção ao ministério das comunicações através de programas midiáticos populares, visando esclarecer as principais consequências dos problemas sofridos pelas mulheres na sociedade contemporânea, convidando especialistas para oferecer uma visão crítica e orientar os espectadores. Com isso, espera-se que a população atue eficazmente para mitigar a problemática alinhando-se aos conceitos de crítica social de Bourdieu e o Pacto Social de Rawls. Essa abordagem visa garantir uma vida digna para a sociedade brasileira, conforme estabelecido na constituição de 1988.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.