Avatar do usuário
Por dudinhafeit
Quantidade de postagens
#125375
A lei Maria da Penha criada no século XXI garante as mulheres direitos essenciais a vida, desde a proteção até as condições favoráveis de trabalho. No Brasil, essa lei não é devidamente cumprida, visto que muitas mulheres ainda são invisibilidades no campo trabalhista, principalmente quando se foca no trabalho de cuidado. Isso se deve a pouca importância dada ao trabalho e a baixa remuneração que é recebida.

Assim, o trabalho doméstico é visto na sociedade por muitos como algo insignificativo, sendo assim, pensado como um trabalho inferior. Essa visão é intensificada quando é focado na mulher, com menos visibilidade ainda. Na novela Avenida Brasil produzida pela Tv Globo, Lurdinha é uma personagem que trabalha com serviço doméstico na casa de Carminha, e por ocupar esse cargo ela passa toda a trama sendo inferiorizada. Fora da ficção esse cenário não é muito diferente, visto que, o trabalho doméstico é o menos valorizado por ser executado, na maioria das vezes, por pessoas em situação de pobreza. Esse cenário só tende a perdurar enquanto as condições trabalhistas não melhorarem.

Ademais, a baixa remuneração pode ser citada como um dos problemas que agravam essa invisibilidade. Na obra "Cidade de Papel", Gilberto Dimestein diserta acerca da inefetividade dos direitos constitucionais na sociedade brasileira. Essa análise é agravada quando se é refletido sobre os baixos salários pagos a pessoas que trabalham com serviços de casa ou cuidando de pessoas. Essas que por parecer fazer algo "inferior", normalmente não são devidamente remuneradas, direito vigente na constituição federal de 1988. Enquanto não houver meios que levem esse trabalho a ser visto como significativo, esse desafio só será agravado.

Portanto, medidas são necessárias para mudar esse cenário na sociedade brasileira. Primeiramente, é indiscutível a participação do Ministério do Trabalho, juntamente com o da Mulher criarem campanhas midiáticas enfatizando a importância desse tipo de trabalho, por meio de postagens ou palestras. Ainda, os mesmo ministérios deveriam proporcionar a criação de um programa chamado "Salário na medida certa", que procuraria levar um auxílio extra complementando a renda das mulheres domésticas e cuidadoras que ganham menos de um salário mínimo. Assim, os direitos defendidos na Lei Maria da Penha vão ser cumpridos na atual sociedade brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por dudinhafeit
Quantidade de postagens
#125581
@Caiunao oii boa tarde! essa foi a minha primeira prova do enem, como treineira do primeiro ano e eu queria saber, se não fr muito incomodo, se você pode corrigir pra mim. eu ficaria muito agradecida! (não pegou os parágrafos mas eu usei kkkkk)
0
Avatar do usuário
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126144
dudinhafeit escreveu:@Caiunao oii boa tarde! essa foi a minha primeira prova do enem, como treineira do primeiro ano e eu queria saber, se não fr muito incomodo, se você pode corrigir pra mim. eu ficaria muito agradecida! (não pegou os parágrafos mas eu usei kkkkk)
corrigirei agora! Mas lembre que eu não sou especialista, ok? Também fiz ENEM esse ano no formato treineiro, pela segunda vez, e não tenho qualquer tipo de especialidade em correção de redação. Farei o possível pra te ajudar!
0
Avatar do usuário
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126146
Namoral, eu tinha feito toda a correção da redação no celular e sem querer apaguei, cá estou eu refazendo ela.

A lei Maria da Penha(,) criada no século XXI(,) garante as (às) mulheres direitos essenciais a (à) vida, desde a proteção até as condições favoráveis de trabalho. No Brasil, essa lei não é devidamente cumprida, visto que muitas mulheres ainda são invisibilidades [é incomum falar que alguém é invisibilidade, tende-se a usar invisibilizado] no campo trabalhista, principalmente quando se foca no trabalho de cuidado. Isso se deve a (à) pouca importância dada ao trabalho e a (à) baixa remuneração que é recebida.

Assim ["assim" é um operador de conclusão ou decorrência, sendo não recomendado para iniciar a argumentação, já que ele conclui, e não dá início], o trabalho doméstico é visto na sociedade por muitos como algo insignificativo, sendo assim, pensado como um trabalho inferior. Essa visão é intensificada quando é focado (focada) na mulher, com menos visibilidade ainda. Na novela Avenida Brasil(,) produzida pela Tv Globo, Lurdinha é uma personagem que trabalha com serviço doméstico na casa de Carminha, e(,) por ocupar esse cargo(,) ela passa toda a trama sendo inferiorizada. Fora da ficção(,) esse cenário não é muito diferente, visto que, o trabalho doméstico é o menos valorizado por ser executado, na maioria das vezes, por pessoas em situação de pobreza. Esse cenário só tende a perdurar enquanto as condições trabalhistas não melhorarem.

Ademais, a baixa remuneração pode ser citada como um dos problemas que agravam essa invisibilidade. Na obra "Cidade de Papel", Gilberto Dimestein diserta (disserta) acerca da inefetividade dos direitos constitucionais na sociedade brasileira. Essa análise é agravada quando se [achei esse SE estranho aqui, preferiria tirá-lo] é refletido (refletida) sobre os baixos salários pagos a pessoas que trabalham com serviços de casa ou cuidando de pessoas. Essas que(,) por parecer fazer algo "inferior", normalmente não são devidamente remuneradas, direito vigente na constituição federal de 1988. Enquanto não houver meios que levem esse trabalho a ser visto como significativo, esse desafio só será agravado.

Portanto, medidas são necessárias para mudar esse cenário na sociedade brasileira. Primeiramente, é indiscutível a participação do Ministério do Trabalho, juntamente com o da Mulher(,) criarem campanhas midiáticas enfatizando a importância desse tipo de trabalho, por meio de postagens ou [para transmitir certeza e segurança na execução da sua proposta, prefira usar E em vez de OU] palestras. Ainda, os mesmo ministérios deveriam proporcionar a criação de um programa chamado "Salário na medida certa", que procuraria levar um auxílio extra complementando a renda das mulheres domésticas e cuidadoras que ganham menos de um salário mínimo. Assim, os direitos defendidos na Lei Maria da Penha vão ser cumpridos na atual sociedade brasileira.

Observações Extra:
Achei o termo "sociedade brasileira" bem repetitivo.
Para não passar a ideia de pobreza linguística, tenta finalizar seus DESENVOLVIMENTOS de um jeito diferente um do outro, perceba que você finalizou os dois com a mesma estrutura frasal: "enquanto tal coisa nao acontecer [...]"

No mais, sua redação está mt boa, ainda mais para uma aluna treineira e do primeiro ano de ensino médio. Se continuar treinando e se dedicando, certamente terá um futuro brilhante. Espero ter ajudado. Deus abençoe você!
0
Avatar do usuário
Por dudinhafeit
Quantidade de postagens
#126191
@Caiunao, caramba, muito obrigada pela correção!! alguns erros eu fiz por causa da digitação mas lembro de ter colocado certo no papel. enfim, obrigada de verdade e boa sorte!!
0
Avatar do usuário
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126192
dudinhafeit escreveu:@Caiunao, caramba, muito obrigada pela correção!! alguns erros eu fiz por causa da digitação mas lembro de ter colocado certo no papel. enfim, obrigada de verdade e boa sorte!!
melhor ainda! Sucesso! Espero ter ajudado ;)
0

Fala, galera! Encontrei o https://www.brazino-777.[…]

A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel[…]

Legalização da Maconha

Legalização da maconha, Ordem ou Aceitação ? O […]

A série de televisão, da emissora Netflix, “Ginny […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.