Avatar do usuário
Por heloisat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#125657
No livro "O cidadão de papel", de Gilberto Dimenstein, a denúncia da ineficácia de diversos mecanismos legais é feita, evidenciando uma cidadania aparente-metáfora utilizada pelo autor. Nesse sentido, pode-se relacionada ao que ocorre no Brasil, ao se observar que ainda existem desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pelo mulher no país. Assim, é necessário analisar estratégias para combater o individualismo e a inoperância do Estado, principais motivadores desse impasse.

Diante desse cenário, o individualismo existente na maioria da sociedade pode ser evidenciando com o que impede a resolução da valorização do trabalho de cuidados realizados por mulheres. Nessa lógica, segundo o filósofo Zygmunt Bauman, em sua tese "Modernidade líquida", a contemporaneidade é marcada pela volatilidade das relações sociais: a fragmentação dos laços afetivos. Sob esse viés, ressalta-se a passividade coletiva, perante a invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pelas mulheres, demonstra a realidade Bauniana. Isso acontece, porque, infelizmente, muito indivíduos-preocupados com seus desejos pessoais e laborais-tende a não se importar com as pessoas ao seu redor-. Desse modo, a irresponsabilidade cidadã gera muitas mazelas, como o aumento de problemas psíquicos e o desemprego.

Além disso, a situação de negligência do governo contra indivíduos em situação de vulnerabilidade como os desafios das mulheres é retratada na música "Brasil colônia", da banda oriente: "Lágrimas de sangue escorrem deste solo, crianças pedem calo e a pátria-mãe se isola". Nessa perspectiva, a música denúncia que questões básicas como o direito à saúde e à dignidade não são garantidos à população marginalizada, visto que o Estado não cumpre seu papel de "Mãe-gentil". Por conseguinte, a alta taxa de mortalidade.

Portanto, cabe ao Estado Federal-responsável pelo bem-estar de todos-, criar campanhas educativas no meio físico e virtual. Isso será feito por meio de divulgação de propagandas em televisão, redes sociais. Essa medida tem a finalidade de instruir a população acerca da invisibilidade da mulher no trabalho, findando com o individualismo e, também, com a inoperância do Estado.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fun[…]

Em sua obra "As veias Abertas da América Lati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.