Avatar do usuário
Por L4rissx
Quantidade de postagens
#125701
No filme "Que horas ela volta?" é retratada a história de uma empregada doméstica, responsável pela limpeza da casa e da criação dos filhos dos patrões, a obra nos mostra uma realidade que infelizmente é muito presente no Brasil, repleta de desigualdade social e exploração, dois graves problemas que ainda existem atualmente.
Tendo em vista a maldade humana e a omissão do Estado para com essas pessoas, podemos citar exemplos que já ocorreram no Brasil, como a senhora que estava trabalhando de forma não remunerada e sem nenhum direito ou acesso ao mundo externo. Hannah Arendt (filósofa alemã) criou o conceito "Banalização do mal" no qual ela nos mostra como a sociedade pode ser cruel, até mesmo sem perceber.
Entretanto, a invisibilidade das mulheres responsáveis pelos trabalhos que envolvem cuidado (seja de criança, idosos ou pessoas com deficiência) não é um problema atual já que desde os séculos passados as mulheres sofrem com esse esquecimento e discriminação. Sendo assim, em 1976, Norberto Bobbio (expoente filósofo italiano) criou o "Dicionário de política" no qual o governo não apenas é responsável por criar políticas públicas que incluam todos os indivíduos que passam por essa invisibilidade e hostilidade social mas também garantir que todos usufruam de uma vida digna.
Sendo assim, as escolas (responsáveis pela transformação social) devem desestimular a hostilidade social e a discriminação e também incentivar a valorização das mulheres que trabalham com cuidados em geral, tendo como finalidade gerar uma sociedade de pessoas respeitosas e gentis. Logo, teremos a esperança de que o drama dessa empregada doméstica seja apenas ficção.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Preconceito linguística

Segundo a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o […]

Combate ao Uso

tecnologias digitais. Na obra, é retratado a persp[…]

A novela "Travessia" retrata os impactos[…]

A novela "Travessia" retrata os impactos[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.