Avatar do usuário
Por Matson17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#125711
Na obra "Utopia" do inglês Thomas Moore, é retratada uma sociedade perfeita caracterizada pela ausência de conflitos sociais. Fora da ficção percebe-se um cenário oposto ao idealizado pelo autor, haja vista aos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Nesse contexto, convém analisar a omissão estatal frente ao desafio e os ideais patriarcais presentes na sociedade como principais fomentadores do revés.
Diante disso, é necessário destacar a displicência da máquina pública como principal causa do óbice. Sob essa ótica, o "Contrato Social" postulado pelo Iluminista Rosseau, afirma que é dever do Estado garantir os direitos básicos de dignidade a todos os indivíduos, para que estes se desenvolvam sem mazelas sociais, todavia, é visível um rompimento no Contrato, em virtude da inércia do governo em criar leis que visem formalizar o trabalho de cuidado realizado pela mulher, viabilizando que milhares de brasileiras exerçam o trabalho de cuidado, com crianças, idosos e etc, sem nenhuma garantia de seus direitos trabalhistas, invisíveis perante o Estado, com péssimos salários ou até mesmo sem nenhuma remuneração, fomentando outras entraves como a pobreza e a desigualdade. Desta forma, o poder público fere a máxima do intelectual.
Outrossim, cabe citar o Patriarcalismo enraizado na sociedade Tupiniquim como mais um fator corroborativo do impasse. Assim, esse ideal machista e arcaico, delega o trabalho de cuidado como algo inerente a mulher, fato que é comprovado pelo PNAD, que mostra que as mulheres dedicam 10,4 horas semanais a mais que os homens em afazeres domésticos, privando as mulheres da visibilidade proposta por Hannah Arendt.
Portanto, urge medidas operantes. Compete ao Estado, através de verbas públicas a criação de leis que formalizem o trabalho de cuidado realizado pela mulher, a fim de que essas mulheres exerçam suas funções laborais resguardadas pelos seus direitos trabalhista, assim garantindo salários dignos e que essa esfera da sociedade seja tirada da invisibilidade. É fundamental também, que o poder público através da educação desconstrua os ideais patriarcais. Se tais medidas forem tomadas, a sociedade verde e amarela estará um pouco mais próxima aquela idealizada por Thomas Moore.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Matson17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#125712
@Luscano poderia corrigir pra mim por favor? Grato!
0

Na obra "utopia" escrita pelo inglês Tho[…]

Violência doméstica no Brasil

Hodiernamente, é fácil perceber pelas mídias, tele[…]

besourokafka Oii boa tarde dando continuidade […]

Em sua obra,"Ensaio sobre a Cegueira" o […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.