Avatar do usuário
Por Pysicolly62
Quantidade de postagens
#126139
Em dezembro de 1948, a humanidade conheceu um dos documentos mais importantes da história: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo conteúdo garante o direito à dignidade. Todavia, a invisibilidade do trabalho de cuidado impede que mulheres brasileiras usufruam desse benefício ecumênico. Com efeito, a desconstrução da desigualdade de gênero bem como da omissão do Estado são medidas capazes de fazer com que esse problema seja tratado com a devida importância.
Pode-se afirmar, diante do exposto, que a permanência da diferença de condições entre homens e mulheres torna a valorização dos serviços de assistência ainda mais distante. Sob esse viés, o escritor Gilberto Freyre, em "Casa-Grande e Senzala", analisa as consequências da colonização no panorama histórico, cultural e político do Brasil. Seguindo a lógica proposta por Freyre, o Patriarcalismo - forma de organização social baseada em privilégios de gênero - e a hierarquização do meio coletivo deixaram heranças negativas à contemporaneidade. Essas marcas, relacionadas à exclusão atual de grupos minoritários do âmbito laboral saudável, estão associadas a uma injustiça crônica e estrutural enraizada no país. Logo, torna-se imperativo combater qualquer discriminação em decorrência da sexualidade, ou da função no trabalho, para que a pátria Verde e Amarela seja, de fato, uma nação justa e igualitária.
Além disso, o filósofo inglês John Locke reflete, em "O Segundo Tratado sobre o Governo Civil", a respeito da dicotomia entre a completa liberdade, ou seja, o estado de natureza do ser humano e a necessidade de um poder político para garantir os direitos básicos aos cidadãos. O pensamento do filósofo estabelece um paralelo com o contexto de inércia da gestão governamental do Brasil, uma vez que essa não cumpre, segundo Locke, o Contrato Social entre o Estado e a sociedade ao ser conivente com o processo de invisibilização do trabalho de amparo que, muitas das vezes, encontra-se mal remunerado ou, até mesmo, não pago. Tal conivência, manifesta-se pelo alto nível de corrupção no país, que afeta negativamente as oportunidades de emprego e a confiança dos cidadãos nas instituições. Consoante um relatório da entidade Transparência Internacional, o Brasil ocupou a posição 94 entre 180 países na percepção da corrupção em 2020. Dessa forma, enquanto o descaso da Administração Pública continuar, oprimidos serão incapazes de perceber uma das práticas mais relevantes para a cidadania: a valorização.
É urgente, portanto, o enfrentamento da invisibilidade dos serviços de assistência realizado pelas mulheres. Nesse sentido, as escolas públicas - responsáveis pela transformação social - devem combater a desigualdade de gênero, por meio de ações pedagógicas, como atividades comunitárias que valorizassem essa categoria de trabalho. Essa iniciativa terá a finalidade de minimizar os efeitos da omissão do Estado e de garantir que o conceito defendido pela Declaração Universão dos Direitos Humanos seja, em breve, realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No contexto atual do Brasil, muito se fala sobre c[…]

Desde a época da colonização e exploração das terr[…]

Intolerância religiosa

O artigo de número 5 da constituição garante a lib[…]

Dengue

A dengue vem aumentando casos gradualmente após ch[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.