Avatar do usuário
Por fernandc
Quantidade de postagens
#139079
A obra "A República" do filosófo grego Platão, ideealiza Kallipolis uma cidade livre de conflitos e problemas, em que a cidadania plena é um privilégio universal. Essa concepção de harmônia social, tornou-se um paradigma, orientando, ao longo dos séculos a busca das naçõespor uma sociedade mais próspera e eqeuitativa. No entanto, dois milênios após da formação da utopia platônica, o Brasil, apresenta invisibilidade da população afro-brasileira, negligenciando um tecido social mais justo e equilibrado. Diante desse panorama, a indiligência governamental e o período escravocrata, são fatores que favorem o quadro.
De início, é imprescídivel destacar a desassitência do Poder Público, como fator agravante da desvalorização histórica da populção negra como parte fundamental do corpo social brasileiro. A Constituição de 1988, consagrou direito a igualdade como um dos pilares de uma sociedade mais íntegra e lípida. Assegurar esse direito é vital para a construção de um coletivo igualitário e democrático, em um país que superou as cicatrizes da ditadura, o Brasil, permanece omisso quanto a insuficiência de investimentos para o reconhecimento, como prevê a Carta Magna, da herança africana. Logo, sendo o Estado provedor do bem-estar social, como afirma o filosófo Jonh Rawls, é inadimissivél relegar a valorização da herança africana, a segundo plano.
Ademais, é fundamental ressaltar a influência do período escravocrata como um dos responsavéis pela lacuna tradicional passada de geração em geração. Seguindo a predominatente analogia, o físico Isaac Newton, em uma de suas leis, enfatiza "Toda ação possui reação". Sob esse viés, a inferiorização do grupo supracitado, pelos Senhores dos engenhos, indivíduos brancos, que objetificavam para fins comerciais a comunidade negra, anulam toda e quaisquer cultura carregada pelos mesmos.
Portanto, sendo o Governo Federal provedor do bem-estar social, deve promover a visibilidade cultural e incluir na base nacional, comum curricular ferramentas que promovam a cultura afro-brasileira. Para que assim alcance os ideiais utópicos de Platão.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
520
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "ideealiza", "harmônia", "eqeuitativa" e uso indevido de vírgulas. Reescreva para clareza e coesão, por exemplo, substitua "favorem o quadro" por "contribuem para esse cenário". A proposta de intervenção precisa detalhar mais os elementos.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.