Convém destacar que a negligência governamental é um dos principais fatores de manutenção do empecilho, visto que a falta de ações contribui para o agravamento da questão. Dessa forma, a obra Cidadão de Papel, de Gilberto Dimenstein, expõe bem esse fato à medida que denuncia como os direitos dos cidadãos são garantidos em documentos, mas, na prática, tratados de forma simbólica. Sob esse viés, percebe-se que a questão da adoção no Brasil é frequentemente colocada em último plano nas discussões e decisões políticas, postura que fomenta a cultura de invisibilidade a respeito do assunto. Assim, a persistência dessa postura negligente atrapalha a resolução do impasse e, por consequência, compromete o bem-estar dos cidadãos.
Ademais, pode-se afirmar que a omissão da mídia potencia o problema, evidenciada pela ausência de incentivo na discussão sobre o assunto. De fato, o filósofo Pierre Bourdieu traduz bem o fato quando afirma que "o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão", ou seja, os veículos midiáticos possuem responsabilidade na promoção de debates de pautas importantes para o país. Nessa perspectiva, nota-se que a ausência de discussão sobre a questão dos desafios para a cultura adoção no Brasil dificulta a erradicação do problema, visto que a invisibilidade do tema prejudica o acesso à informação por parte da população, perpetuando a desinformação. Dessa maneira, a continuidade desse quadro impede a conscientização coletiva e, consequentemente, agrava o cenário de desigualdade social já existente no país.
Logo, medidas necessitam ser tomadas para resolver o empecilho da questão, agravado pela negligência governamental e pelo silenciamento midiático instaurado no país. O Ministério das Comunicações, órgão responsável por regular o setor de comunicação no Brasil, deve atuar na execução de campanhas de conscientização específicas com a participação de crianças, estudantes de escolas públicas. Isso deve ser feito por meio da criação de campanhas informativas mensais veiculadas nos meios de comunicação de grande abrangência, como canais televisivos e redes sociais, a fim de chamar a atenção da sociedade para o problema. Dessa maneira, o tema em questão finalmente ganhará relevância nacional e a percepção social acerca do assunto será modificada. Assim, a denúncia retratada na música da banda Legião Urbana não será mais uma realidade na nação verde-amarela.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta uma boa argumentação, mas poderia ser aprimorado em alguns pontos. Por exemplo, a frase "a negligência governamental é um dos principais fatores de manutenção do empecilho" pode ser reescrita para maior clareza: "A negligência governamental é um dos principais obstáculos à promoção da adoção". Além disso, a proposta de intervenção poderia detalhar mais o agente e a ação. Sugiro especificar como o Ministério das Comunicações pode envolver ONGs ou especialistas na criação das campanhas, aumentando assim a eficácia e abrangência das ações propostas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.