Avatar do usuário
Por Brunacarla12
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130226
Desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil

Segundo o filósofo e economista Adam Smith “Onde há grande propriedade há grande desigualdade e a riqueza de poucos presume da indigência de muitos”. Nesse sentido observa-se que há uma grande desigualdade social pois pequena parcela da população tem uma vida financeira estável enquanto a maior parte vive em situação de pobreza sem ter acesso às condições básicas de sobrevivência. Dificultando assim a inserção socioeconômica dessa população no país. Logo, a alta taxa de desemprego e a falta de políticas públicas têm suscitado estes obstáculos.
Dessa forma é imperioso destacar que a falta de empregabilidade no Brasil contribui para a dificuldade de recolocação desses cidadãos na economia brasileira. Para o filósofo Karl Marx, o trabalho é um cumprimento ineliminável da vida humana ou seja o que dá uma vida apropriada ao indivíduo e o introduz na sociedade. Contudo, a falta de serviço contribui para o subdesenvolvimento e faz com que tais indivíduos percam suas rendas e seus bens materiais. Por isso, a falta de oportunidades no mercado de trabalho fomenta a vulnerabilidade social desta comunidade.
Para mais, a insuficiência de políticas sociais é uma causa agravante desta problemática. De acordo com o jornalista Ricardo Boechat, a política tem que ser entendida como uma ação que alcance a todos os cidadãos. Posto isto, observa-se que os direitos à cidadania não têm sido exercidos por todos devido a má administração pública que gera impacto dos recursos comunitários e prejudica ao habitantes principalmente para os que vivem em situação de desabrigados. Dessa forma é necessário o desenvolvimento de ações governamentais que assegurem o bem-estar do povo em situação de carência.
Portanto, considerando os fatos que afetam prejudicialmente a isenção socioeconômica desses indivíduos na nação, providências devem ser tomadas para reverter tal a diversidade. Para isso, cabe ao (MDS) ministério do desenvolvimento social e combate à fome providenciar o acolhimento dessas pessoas que vivem em situação de indigência no território brasileiro. Por meio de benefícios governamentais que visem a garantia do bem estar desta comunidade. No mais, o ministério do planejamento deve realizar a apuração de projetos por meio de ajustes que promovam um desenvolvimento sustentável para todos.
Somente assim, este público terá a garantia de inclusão no sistema econômico e de uma vida estabilizada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Parabéns pela sua redação! Você abordou de forma c[…]

Parabéns pela sua redação! Você abordou um tema ex[…]

Parabéns pela sua redação! Você abordou o tema do […]

Parabéns pela sua redação! Você abordou de forma c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.