Sob esse viés, é fundamental que a falta de debates acerca da importância de alfabetização seja superada. De acordo com Zygmunt Bauman, na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte. Entretanto, o pensamento do autor destoa- se da realidade atual no Brasil, de modo que dificulta a intervenção nesse problema.
Ademais, é fundamental apontarmos às falhas estatais, como a negligência governamental, fator agravante dessa problemática. Conforme Jhon Locke, "cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo". Partindo desse pressuposto, o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), concluiu que 11 milhões da população verde - amarela não sabem ler e escrever.
Portanto, é evidente a necessidade de enfrentar esses obstáculos. Cabe, ao Ministério da Educação - órgão responsável por gerir uma educação de qualidade - promover ensino de classe, investindo na construção de bibliotecas comunitárias e na formação contínua de professores, a fim de mitigar o analfabetismo funcional. Afinal, toda população precisa ter acesso às inúmeras possibilidades de criação. Assim, o conceito de Paulo Freire será uma realidade no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "falta de debates acerca da importância de alfabetização" que poderia ser "da importância da alfabetização". Para melhorar a coesão, evite repetições desnecessárias e utilize mais conectores para guiar o leitor entre as ideias. Por exemplo, ao invés de "Ademais", comece a frase com um conector que relacione melhor à ideia anterior. Na proposta de intervenção, detalhe mais sobre o agente e a ação: quem irá promover as bibliotecas comunitárias? Como será feita essa formação contínua dos professores?
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.